Para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o currículo costuma ser o primeiro ponto de contato com os recrutadores e, exatamente por isso, merece atenção redobrada. Considerado o ‘cartão de visitas’ de quem pleiteia uma vaga, o documento precisa reunir informações essenciais, de forma clara e estratégica, destacando o que torna o candidato compatível com o perfil desejado pela empresa.
Entre as dicas que podem ajudar o profissional a elaborar um bom currículo, a gerente de recursos humanos, Anna Padinha, aponta que um bom currículo é aquele que consegue ser claro, objetivo e bem estruturado. “O ideal é que o recrutador consiga entender rapidamente quem é você, o que você faz e quais são seus diferenciais”.
Tendo isso em mente, o ideal é evitar o excesso de informações, textos longos ou muita formatação. “E sempre que possível, personalize o currículo de acordo com a vaga — isso mostra atenção aos detalhes e interesse real na oportunidade”.
Informações essenciais
Mesmo diante da necessidade de evitar excessos, Anna Padinha destaca que algumas informações essenciais devem estar necessariamente contempladas no documento. É o caso das
· Informações de contato como: nome, e-mail, telefone, LinkedIn (ser tiver);
- Um resumo profissional destacando sua experiência, competências e diferenciais;
- Formação acadêmica;
- Experiência profissional com datas (muito importante), cargos e principais responsabilidades/resultados; e
- Cursos complementares, idiomas e conhecimentos técnicos relevantes.
Habilidades e Experiências no Currículo
Habilidades em destaque
Para destacar as habilidades desenvolvidas ao longo da carreira, a gerente de recursos humanos considera que, ao invés de apenas listar características como ‘boa comunicação’ ou ‘perfil analítico’, por exemplo, o ideal é evidenciar as habilidades através das experiências práticas baseada em dados e fatos. “Mostre isso com resultados: projetos que participou, metas atingidas, melhorias implementadas. Além disso, vale destacar ferramentas, metodologias ou certificações que comprovem suas competências técnicas e comportamentais”, orienta Anna Padinha. “Um outro ponto também é usar palavras-chaves condizentes como sua área”.
Erros Comuns e Dicas para um Currículo Atraente
Como evitar os erros mais comuns em currículos
Outra maneira de estruturar um currículo atraente é evitar erros que são recorrentes neste tipo de documento. A gerente de RH, Anna Padinha, lista os principais:
· Currículos muito longos ou com informações irrelevantes;
· Falta de dados importantes (como períodos de trabalho, contatos atualizados etc.);
· Erros de português ou de formatação;
· Invenção ou exagero nas informações (isso costuma ser identificado em entrevistas ou testes);
· Layout confuso, que dificulta a leitura (menos é mais, usar um modelo tradicional ajuda bastante na hora de analisar);
· Desatualização de informações.
Próximos Passos: Ampliando a Busca por Oportunidades Online
Depois do currículo, o próximo passo é ampliar a busca por oportunidades no ambiente virtual
Com o currículo pronto, o próximo desafio é a busca por vagas. Nesse cenário, o ambiente virtual ganha destaque como espaço estratégico para o desenvolvimento de relacionamentos profissionais. É o caso de redes como o LinkedIn, que é focado no relacionamento profissional e que costuma reunir ofertas de vagas de emprego em diferentes segmentos do mercado.
Para Anna Padinha, estar presente nessas plataformas é fundamental. Ela destaca que o profissional que busca uma colocação ou mesmo uma mudança no emprego atual deve estar inserido no ambiente virtual, aproveitando as oportunidades que esses espaços proporcionam para ampliar sua rede e aumentar suas chances de sucesso. “O LinkedIn é uma ferramenta muito utilizada por recrutadores e empresas na busca por profissionais. Ter um perfil bem estruturado, com foto profissional, experiências detalhadas e participação ativa na rede pode abrir muitas portas. Além disso, é uma excelente forma de fazer networking e acompanhar as movimentações do mercado”.