Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão na contagem regressiva para conferir os resultados das provas, realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Ao todo, 229.180 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Pará. O número representa 5,8% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
Os resultados do Enem 2023 serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.
Como calcular a nota
O cálculo é realizado por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que prioriza a consistência dos acertos e não somente a quantidade. Diferente do que geralmente se aplica às provas comuns.
Cálculo da TRI
Através da TRI é possível ter a média simples, ou aritmética. Para isso, é necessário somar as notas das cinco provas e dividir o resultado por cinco:
Nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias + nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias + nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + nota em Matemática e suas Tecnologias + nota na Redação = XXX ÷ 5 = média do Enem.