A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) abriu Processo Seletivo com 40 vagas para o curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, vinculado ao Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). As inscrições são gratuitas e iniciam nesta quarta-feira, 20 de novembro, e seguem até o dia 2 de dezembro. Os alunos que estiverem dentro dos critérios podem receber uma bolsa mensal de 700 reais.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital nº 23/2023, aprovou 14 cursos de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos no Brasil, entre eles, o curso de Licenciatura da Ufra. O curso ocorrerá na modalidade presencial no campus Belém de forma integral, de segunda a sábado. O início do período letivo ocorre no dia 2 de janeiro de 2025.
O Parfor Equidade ofertará um bolsa mensal no valor de R$ 700 (setecentos reais) durante a vigência do curso para alunos que atendam pelo menos um dos seguintes critérios: se autodeclarar preto ou pardo; ser indigena, quilombola ou das populações do campo; possuir diagnóstico de surdez, de deficiência ou de Transtorno do Espectro Autista (TEA), comprovado mediante laudo médico e parecer educacional e/ou avaliação biopsicossocial.
As 40 vagas do curso serão distribuídas da seguinte forma:
40% (16 vagas) para candidatos surdos, que tenham concluído o ensino médio ou superior;
10% (4 vagas) destinadas à demanda social: pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, populações do campo, pessoa com deficiência, profissionais da educação básica (que trabalham com alunos surdos e/ou apresentem comprovação de fluência em Libras), pessoas que tenham concluído o ensino médio e apresentem comprovação de fluência ou que tenham conhecimento básico em Libras.
50% (20 vagas) para professores da educação básica da rede pública, seguindo a ordem de prioridades: Professores surdos; Professores ouvintes que trabalham com alunos surdos; Professores ouvintes que apresentem comprovação de fluência na Libras; e Professores ouvintes interessados em trabalhar com a educação de surdos.
As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 20 de novembro a 2 de dezembro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) por meio deste link.
O Parfor Equidade destina-se a formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada modalidade de ensino.
Esta é uma ação especial dentro de um programa já existente o (PARFOR), que já beneficiou mais de 100 mil professores da educação básica que não possuíam formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas.
Cronograma do Parfor Equidade 2024
18/11 – Publicação do Edital (acesse aqui)
Edital em Libras
20/11 a 02/12 – Período de inscrições (inscreva-se aqui)
23/12 – Resultado final do Parfor Equidade
23/12 a 27/12 – Período de matrícula
02/01/2025 – Previsão de início do curso
Em caso de dúvidas: [email protected].