A Prefeitura de Belém publicou nessa quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Município, um edital público visando a contratação de 1565 agentes de saúde, que deverão atender, de forma imediata, 70% da demanda da atenção primária da cidade.
O edital para a contratação acontece via Secretaria Municipal de Administração (Semad), com auxílio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Das 1.565 vagas, 1.120 são para Agente Comunitário de Saúde (ACS); 150 vagas de cadastro de reserva; e 295 vagas para Agente de Combate às Endemias (ACE). As inscrições ficam abertas de 24 de agosto a 1º de setembro de 2023.
“Vamos aumentar de 124 para 348 as equipes de Estratégia da Saúde da Família”, festejou o prefeito Edmilson Rodrigues. “É o resultado de uma negociação que premiou Belém como a primeira cidade a receber esse importante projeto de atenção primária do Governo Lula.” Edmilson acrescentou: “É o início de uma revolução na saúde, agora temos o governo federal do nosso lado, e não contra nós”.
Edital
Com essa reabertura de 1.565 vagas para os empregos públicos, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira, o Governo Municipal dobra o número de vagas em comparação ao edital publicado em 2020 e interrompido por ocasião da pandemia da covid-19.
O vencimento base é de R$ 2.640,00. O valor da taxa de inscrição, a ser paga pelo candidato ao cargo de ACS ou ACE, é de R$ 58,00 (cinquenta e oito reais). Será admitida somente a inscrição online (via Internet) no endereço eletrônico http://www.portalfadesp.org.br.
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa que aquelas pessoas que já haviam se inscrito em 2020 precisam se reinscrever, o que não gera nova taxa de pagamento, caso já o tenham feito. Quem não refizer sua inscrição será eliminado. Quem preferir o ressarcimento do valor, também poderá fazer a devida solicitação.
O processo seletivo será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. As admissões dos candidatos classificados e aprovados em todas as etapas do processo estão condicionadas à disponibilidade orçamentário-financeira da Prefeitura, durante o referido prazo de validade.