Foi realizada na manhã desta segunda-feira (31), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), na Avenida Brigadeiro Protásio, no bairro do Marco, em Belém, a entrega de armamentos, rádio comunicadores e também, a apresentação das futuras novas viaturas 100% elétricas da instituição.
O evento contou com a presença do Governador do Estado, Helder Zahluth Barbalho; da vice-governadora, Hana Ghassan Tuma; do Secretário de Segurança Pública, Ualame Fialho Machado; do Comandante-Geral da PM, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior e do Chefe do Estado Maior Geral da PM, Coronel Ronald Botelho de Souza, além de outras autoridades civis e militares.
Ao todo, foram entregues 1.000 rádios comunicadores digitais, adquiridos com recursos oriundos de emendas parlamentares, 586 pistolas do tipo Beretta APX Full Size, calibre .40mm, com verbas oriundas do Fundo Estadual de Segurança Pública e 250 Fuzis do tipo Beretta ARX 200, Calibre 7,62 x 51 mm, totalizando um investimento de quase R$ 9 milhões.
Na ocasião, também foram apresentadas duas novas viaturas, 100% elétricas, que ficaram à disposição da corporação por 90 dias, para que sejam realizados os testes necessários, e após esse período, será iniciado o processo para a aquisição de toda a frota de Belém, tudo isso, visando a COP 30, que será realizada na capital, em 2025.
“A implantação de veículos elétricos é também uma estratégia de redução de emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente no Estado. Dessa forma, o Pará dá exemplo de uso de energia limpa e, consequentemente, diminui a emissão de CO2. Essa é uma estratégia fundamental e estimulante, para que possamos ter uma frota no serviço público de carros elétricos”, comentou o governador Helder Barbalho (MDB).
O comandante-geral da Polícia Militar, Dilson Júnior, enfatizou que os investimentos são com as melhores tecnologias do mundo.
“São equipamentos novos, frutos de uma licitação internacional feita pela Polícia Militar, como os fuzis e pistolas da empresa italiana Beretta. Isso reforça toda nossa estratégia operacional não só na Região Metropolitana de Belém, mas em todo o Estado. Temos agora não só equipamentos novos, mas uma Polícia muito mais bem treinada e capacitada para o enfrentamento da criminalidade em todo o Pará”.