CURSO GRATUITO

Nestlé oferece 1.200 vagas em curso gratuito de gastronomia para jovens de todo o Brasil

O programa oferece 1.200 mil vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil.

Nestlé oferece 1.200 vagas em curso gratuito de gastronomia para jovens de todo o Brasil

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Nestlé Yocuta – Jovens Talentos Culinários, iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a empregabilidade do jovem no ramo da Gastronomia. O programa oferece 1.200 mil vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até 09 de maio por meio do link (https://www.nestleprofessional.com.br/programa-yocuta) e a prioridade será dada para jovens egressos de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social. O Nestlé Yocuta é desenvolvido pela unidade de negócio de Nestlé Professional – braço de Food Services da Nestlé. 

A primeira etapa do Yocuta acontece de forma virtual, com início em maio. Serão mais de 50 horas de conteúdo, com aulas divididas em 14 módulos, que podem ser realizados ao longo de cinco semanas. As trilhas de aprendizado abrangem temas relacionados a empreendedorismo, mercado de trabalho e nutrição, entre outros. Neste ano, pela primeira vez, os alunos terão capítulos sobre segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, fruto da parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva. 

Após a etapa online, 80 alunos com melhor desempenho avançam para a fase presencial, nas quais terão aulas práticas e teóricas. Outra novidade do ciclo de 2025 está na realização de rodadas presenciais no Rio de Janeiro, além das classes já tradicionalmente conduzidas em São Paulo. A fase carioca acontecerá no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua. 

“A cada edição, a Nestlé percebe o impacto que o Yocuta gera na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no país, além de ser um campo amplo para o empreendedorismo individual. Estamos também entusiasmados com a parceria com a Fundação Nestlé e a Gastromotiva, ampliamos a formação para temas como segurança alimentar e combate ao desperdício”, afirma José Argolo, Business Executive Officer de Nestlé Professional no Brasil. 

O Programa já impactou mais de 3.000 jovens no Brasil ao longo dos últimos dez anos, impulsionando a conexão desses jovens com grandes parceiros comerciais. Este ano, à medida que as aulas virtuais acontecerem, as pessoas participantes construirão seu próprio currículo, que será disponibilizado pela Nestlé aos parceiros com oportunidades em aberto. 

Para David Hertz, fundador da Gastromotiva, “combater o desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva. Cada alimento que vai para o lixo representa não apenas a perda de recursos, mas também o agravamento da crise climática — cujos impactos recaem, sobretudo, sobre as populações em situação de vulnerabilidade. Com esta parceria, queremos capacitar pessoas para transformar esse ecossistema e impulsionar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.”

Talento em prática

A vencedora da edição 2024 do Yocuta, Caroline Barbosa, foi impulsionada a continuar na área. “O programa foi uma abertura de horizontes para minha vida. Eu tive a oportunidade de conhecer outros jovens e me identifiquei com os objetivos de carreira deles, fui inspirada pelas histórias dos chefs que compartilharam um pouco das suas trajetórias. Realizei um sonho participando do programa e conquistar o primeiro lugar foi a cereja do bolo, porque jamais imaginei que seria capaz de tanto. A participação foi um incentivo para continuar buscando crescer na minha carreira, e quem sabe me tornar uma grande chef no futuro”. A aluna continua a cursar gastronomia, trabalhou como chef em uma empresa de alimentação para o setor aéreo e, atualmente, trabalha em projetos próprios de confeitaria. 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Sobre a Fundação Nestlé

Criada em 1987, a Fundação Nestlé Brasil tem como missão desenvolver, apoiar e incentivar projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Por meio de iniciativas focadas em bem-estar, combate ao desperdício de alimentos e empregabilidade e capacitação, a Fundação impacta positivamente e transforma a realidade de milhares de pessoas anualmente. Esses projetos são viabilizados através da doação de nossos colaboradores e do Grupo Nestlé Brasil que, juntos, acreditam no poder transformador do alimento e de sua cadeia.


Sobre a Gastromotiva

A Gastromotiva se consolidou, ao longo das duas últimas décadas, por potencializar o desenvolvimento territorial através da Gastronomia Social em comunidades do Brasil, do México e outros polos da América Latina. Fundada em São Paulo em 2006, a organização também está presente em diversos estados do Brasil, por meio da sua esfera educacional e do seu projeto de Cozinhas Que Transformam, e, Rio de Janeiro, onde, desde 2016, promove o desenvolvimento da Lapa e do Centro da Cidade com o Refettorio Gastromotiva.

A organização com base em quatro pilares: combate à insegurança alimentar, através da promoção de jantares solidários e distribuição de quentinhas para quem mais precisa; preservação do meio ambiente, combatendo o desperdício por meio do aproveitamento integral de alimentos na preparação das refeições; desenvolvimento de pessoas, através de cursos; e geração de renda, por meio do impulsionamento do viés empreendedor atrelado aos conhecimentos gastronômicos de chefs, cozinheiros e alunos.