'MULHERES MIL'

MEC oferece vais de 28 mil vagas para qualificação profissional gratuita

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (16), o resultado da nova pactuação de vagas para o programa Mulheres Mil.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (16), o resultado da nova pactuação de vagas para o programa Mulheres Mil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (16), o resultado da nova pactuação de vagas para o programa Mulheres Mil. Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (16), o resultado da nova pactuação de vagas para o programa Mulheres Mil, que neste ano oferece mais de 28,9 mil vagas em diversas regiões do Brasil. O programa visa a qualificação profissional gratuita de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de promover a autonomia financeira e a reintegração social dessas mulheres.

Com um investimento de R$ 53,6 milhões do MEC, a nova fase do programa contemplará 46 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como institutos federais, escolas técnicas e o Colégio Pedro II, além de 20 secretarias estaduais. As vagas estarão disponíveis no Painel de Oportunidades e nos canais oficiais das instituições participantes.

Quem pode participar?

O programa é destinado a mulheres com mais de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, incluindo vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, ou que residem em áreas com infraestrutura deficitária. As participantes recebem auxílio-transporte e alimentação para garantir a continuidade dos estudos e a conclusão da formação profissional.

Áreas de Capacitação

As capacitações oferecidas pelo Mulheres Mil abrangem diversas áreas, incluindo:

  • Alimentos
  • Turismo
  • Administração
  • Hotelaria
  • Agricultura
  • Tecnologia da Informação
  • Artesanato
  • Beleza, entre outras.

Resultados do Programa

Em 2023 e 2024, o programa já disponibilizou mais de 79,5 mil vagas em 527 municípios brasileiros, com um investimento de R$ 127 milhões do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A pactuação anterior do programa ainda está em andamento, com a oferta de cursos até outubro deste ano.

Mulheres Mil: Um Programa de Inclusão e Transformação Social

O Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que foi retomada em 2023, com o objetivo de promover a inclusão educacional e social das mulheres, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. O programa busca enfrentar as desigualdades de gênero, classe, raça, etnia, orientação sexual e outros recortes sociais, com a proposta de transformar vidas e contribuir para a igualdade de oportunidades.