Concursos & Empregos

Inscrições para o Enem 2023 encerram nesta sexta-feira

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada dos estudantes para o ensino superior no Brasil
FOTO: IRENE ALMEIDA
O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada dos estudantes para o ensino superior no Brasil FOTO: IRENE ALMEIDA

AGÊNCIA O GLOBO

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram nesta sexta-feira (16). Os interessados devem acessar a página do participante para realizar inscrição. As provas deste ano serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Os alunos que não tiveram direito à isenção devem realizar o pagamento de uma taxa de R$ 85, até o dia 21 de junho. A inscrição só será validada depois que o valor for computado. A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Neste ano, está mantida a autorização do uso de documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas.

As inscrições para o Acelere no ENEM, cursinho preparatório gratuito, estão abertas para estudantes de todo o Brasil. O cadastro é feito pelo site acelerenoenem.com.br. O projeto oferece uma série de ferramentas on-line para os alunos, como aulões ao vivo e gravados, monitorias interativas, plataforma gamificada, simulados e acompanhamento pedagógico.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Com as notas do exame é possível entrar nas universidades públicas e participar dos programas do governo como Sisu, ProUni e Fies. No ano letivo de 2023, o Acelere no ENEM pretende preparar meio milhão de estudantes para o vestibular.

Fundado pelo pernambucano Rhayann Vasconcelos no auge da pandemia, o projeto de educação teve 84 mil inscritos de todos os municípios do estado em 2020. Desde então, o negócio expandiu e já atendeu mais de 1 milhão de estudantes do Brasil. Segundo análise do Brazil Conference Harvard & MIT, a iniciativa é uma das 30 melhores do país.

“Unimos on-line e offline, desktop e celular, vídeos e exercícios, entregando tudo que o aluno precisa, do jeito que ele mais gosta e em todas as etapas do seu estudo até a aprovação. Estamos com as inscrições e a expectativa para 2023 é de que mais 500 mil alunos ingressem no ecossistema do Acelere no ENEM”, explicou o fundador, Rhayann Vasconcelos.