Concursos & Empregos

IFPA oferta quase 7 MIL VAGAS em cursos técnicos. Inscrições abertas!

O IFPA vai divulgar as inscrições homologadas ainda nesta semana. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
O IFPA vai divulgar as inscrições homologadas ainda nesta semana. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Continuam abertas as inscrições para mais de 6 mil vagas em cursos técnicos ofertadas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2023 foram lançados no mês passado. São 2.850 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 1.970 vagas para Cursos Técnicos Subsequente e 2.015 para Cursos Superiores de Graduação.

As vagas são para os campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí.

O período de inscrições segue até às 23h59 de 03 de janeiro de 2023. Elas são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br. Só será admitida uma inscrição por CPF e, caso o candidato realize mais de uma inscrição, somente a última será considerada como válida. Após a finalização da inscrição, o candidato não poderá alterar suas informações.

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a Graduação, a seleção consistirá na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional, que pode ser de 2020, 2021 ou 2022. O processo seletivo será composto por cinco fases, são elas: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, Heteroidentificação e habilitação de matrícula.

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.