O Instituto Federal do Pará (IFPA) anunciou a abertura do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2025, com um total de 6.665 vagas distribuídas entre Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos Subsequentes e Cursos Superiores de Graduação. As oportunidades estão disponíveis em diversos campi, incluindo Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, e Belém.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 7 de novembro, exclusivamente pelo site https://prosel.ifpa.edu.br/psu2025. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para os cursos técnicos e R$ 60,00 para as graduações. Candidatos de baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), podem solicitar a isenção da taxa até 28 de outubro.
Os Cursos Técnicos Integrados, com duração de três anos, são destinados a alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e a seleção será baseada nas notas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos. Já os Cursos Técnicos Subsequentes, de até dois anos, são voltados para quem já completou o Ensino Médio, utilizando as notas do 1º e 2º anos como critério de seleção.
Para os Cursos Superiores, a seleção considerará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 a 2024, escolhendo a maior pontuação em caso de participação em múltiplas edições.
No sistema de cotas, pelo menos 50% das vagas são reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas, enquanto o restante é destinado à Ampla Concorrência (AC), com até 50% das vagas da AC voltadas para ações afirmativas do IFPA. Candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão passar por um processo de Heteroidentificação, agendado para os dias 17 e 18 de dezembro para os cursos técnicos e de 27 a 29 de janeiro para a graduação.