Belém -
O Governo do Pará deu mais um importante passo para reforçar a segurança pública no estado. O governador Helder Barbalho, ao lado da vice-governadora Hanna Ghassan, anunciou a primeira etapa da convocação dos aprovados no maior concurso da história da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do estado.
Na última segunda-feira, 31 de março, foi divulgado o resultado definitivo dos concursos. Agora, 1.585 novos profissionais estão sendo chamados: são 1.100 para a Polícia Militar (1.000 praças e 100 oficiais) e 485 para o Corpo de Bombeiros (455 praças e 30 oficiais). A formação começa já em junho.
A lista com os nomes dos convocados foi publicada na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial do Estado. A chamada inclui orientações para admissão, matrícula e incorporação às corporações.
“Vamos reforçar ainda mais as forças de segurança do Pará. Essa é a primeira etapa de convocação do maior concurso público já feito para a PM e o Corpo de Bombeiros. Esses novos profissionais vão integrar nosso time, proteger a população e fortalecer ainda mais a tropa”, destacou o governador Helder em vídeo publicado nas redes sociais.
Próximos passos para os convocadosSe você está entre os aprovados, fique atento às orientações do edital e aos prazos estabelecidos. A convocação exige que o candidato se apresente com toda a documentação exigida para a etapa de admissão. Em seguida, virão as fases de matrícula e o início do curso de formação.
O concurso da PMPA foi lançado em setembro de 2023, com provas realizadas em dezembro. Já o do CBMPA foi aberto em outubro, com provas aplicadas em janeiro deste ano. A seleção reforça o compromisso do governo com a renovação e ampliação dos efetivos das corporações.
Investimento contínuo em segurança
Somente entre 2020 e 2022, o Governo do Pará nomeou mais de 3.500 militares entre PMs e bombeiros, fruto de concursos anteriores. Agora, com mais 1.585 convocados, o estado avança no fortalecimento das forças de segurança, contribuindo diretamente no combate à criminalidade e na melhoria do atendimento à população em todo o território paraense.
Confira no Diário Oficial do Estado e neste link os nomes dos convocados.