![Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio](https://uploads.diariodopara.com.br/2025/02/Xi98WdlC-464790250_8683363855055032_2681276538204813109_n.webp)
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com o Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (DGIP/SE/MS) está com inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro para a seleção de 6 educadores populares para atuarem no curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS, nos municípios de Benevides, Bragança e São Miguel do Guamá no estado do Pará.
A seleção será realizada em 3 (três) etapas: 1) Análise de currículo e experiência; 2) Análise da Carta de Intenção; 3) Participação no curso de 44 horas de Formação Pedagógica em Educação Popular para o Sistema Único de Saúde.
O curso de Formação Pedagógica em Educação Popular para o Sistema Único de Saúde será realizado em modalidade híbrida, com 12 horas remotas e 32 horas presenciais. Todos os candidatos que participarem do curso serão certificados, de acordo com as normas do edital.
Na terceira etapa, serão selecionados 6 (seis) candidatos para atuarem como educadores do EdPopSUS, sendo 2 (dois) para cada uma das turmas oferecidas nos municípios que receberão o curso. Os demais candidatos poderão ser chamados em caso de reclassificação ou de ampliação da oferta de turma do EdPopSUS nos devidos municípios para o qual o educador prestou seleção
EdPopSUS
O EdPopSUS é uma importante estratégia de fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS e abrange principalmente a formação de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e lideranças comunitárias, para atuarem nos territórios de atenção básica à saúde na construção do direito à saúde e do cuidado integral.
Perfis
Educador I
● Possuir ensino médio completo.
● Possuir experiência mínima de um ano como Educador Popular na área da saúde ou em processos no âmbito dos movimentos e organizações sociais (conselhos, comitês, associações, sindicatos etc.) ou ter formação em educação popular com no mínimo 160 horas.
● Ter disponibilidade para participar do curso de Formação Pedagógica em Educação Popular em Saúde, com 44 horas de duração, sendo 12 horas na modalidade remota e 32 de forma presencial, etapa final e classificatória do processo seletivo, de acordo com o cronograma previsto no ANEXO 1 do edital.
● Ter disponibilidade de 16 horas semanais, sendo 08 horas para atuar em sala de aula e 08 horas de planejamento e acompanhamento pedagógico.
Educador II
● Graduação completa (bacharelado ou Licenciatura).
● Experiência docente/pedagógica mínima de um ano, na área da saúde, seja técnica, graduação, pós-graduação, experiências de educação permanente em saúde ou junto a movimentos sociais, conselhos de saúde.
● Disponibilidade para participar do curso de Formação Pedagógica em Educação Popular em Saúde, com 44 horas de duração, sendo 12 horas na modalidade remota e 32 de forma presencial, etapa final e classificatória do processo seletivo, de acordo com o cronograma previsto no ANEXO 1 do edital.
● Ter disponibilidade de 16 horas semanais, sendo 08 horas para atuar em sala de aula e 08 horas de planejamento e acompanhamento pedagógico.
Para baixar o edital, acesse
Mais informações podem ser encontradas aqui
Para se inscrever, é necessário clicar em “Processo Seletivo Educadores” e no Edital 001/25 (ERRATA) – Seleção Educadores Estado do Pará.
Serviço
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
Curso de Educação Popular em Saúde
Contato: [email protected]