Trayce Melo
O Pará se destaca em primeiro, entre os estados do Norte do Brasil, na geração de empregos formais durante o mês de setembro, de acordo com os dados do Novo Caged, divulgados no último dia 30 de outubro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No período, o Estado gerou 9.041 postos de trabalhos formais, resultado de 40.525 admissões e 31.484 demissões. Com esse saldo positivo, o Pará lidera o ranking da região Norte, seguido pelo Amazonas (2.973) e Rondônia (1.365). Nos nove primeiros meses de 2023, o Pará acumula saldo de 52.243 vagas formais criadas, e nos últimos 12 meses registra 35.230 novos postos de trabalho.
Ainda segundo os dados, o Pará também se destaca na 10ª posição entre as demais unidades da Federação com o maior resultado positivo. Na 1ª posição está São Paulo (47.306), vindo na sequência Pernambuco (18.864), Rio de Janeiro (17.998), Alagoas (16.160), Minas Gerais (12.631), Santa Catarina (12.017), Ceará (10.483), Bahia (9.854) e Paraná (9.046).
“Este resultado é quase 13% maior que o saldo registrado pelo Estado no mesmo período do ano passado (setembro/2022) quando o saldo positivo gerado foi de 8.024 postos de trabalhos”, pontua Everson Costa, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA).
Proprietária da I am Joy Moda Feminina, Joice Rocha conta que durante o segundo semestre as vendas tiveram um aumento significativo. “Principalmente por conta do Círio, também tiveram vários shows na cidade. Todos esses fatores contribuíram muito para o comércio local. Agora em novembro também já estamos com várias campanhas. Estamos com a expectativa de aumentarmos o nosso faturamento em 200%”, explica.
“As festas de final de ano costumam triplicar o nosso faturamento. Para esse ano a expectativa é ainda maior, investimos em site para atender o Brasil todo, o nosso E-commerce representa hoje 50% do nosso faturamento. Inclusive, já começamos as contratações. Iremos aumentar o nosso quadro de colaboradores em 50% para conseguirmos dar conta da demanda. E não são vagas somente para esse período, pois com a expansão da loja iremos precisar de mais pessoas no nosso quadro efetivo”, garante.
Fluxo intenso
Outro empreendimento que também está visando novas contratações é a barbearia Los`Brutos. “Durante os últimos meses tivemos um fluxo bem expressivo na barbearia. Trabalhamos atualmente com um quadro de funcionários de oito pessoas. Com a chegada das festas de final de ano o fluxo fica mais intenso na barbearia. Percebemos que o público masculino tem buscado mais esse tipo de serviços, e eles também querem se cuidar. Provavelmente haverá novas contratações, cerca de 20% a mais do nosso quadro de funcionários. Nossa expectativa é grande com a aproximação das festas de final de ano, buscamos lucrar 50% a mais do que ano passado”, explica o balconista Kennedy Fernandes.
Calendário
Proprietária do salão de beleza Espaço Vip, Glenda Lucena comemora o grande fluxo de clientes nos últimos meses. “Estamos realizando muitos atendimentos nos últimos meses em decorrência do calendário do segundo semestre. O Círio de Nazaré, os feriados, as programações e shows grandes acontecendo na cidade contribuíram para esse aumento significativo”, disse.
A manicure Alessandra Milhomem, que trabalha no salão há mais de 7 anos, explica que com a chegada das comemorações de final de ano, o fluxo tende a crescer no salão. “Hoje somos 5 manicures e ainda tem outros serviços no salão. Com a chegada das festas de final de ano, o fluxo aumenta consideravelmente. Para dar conta da demanda teremos novas contratações, pelo menos mais duas manicures para compor nosso quadro”, espera.