CARREIRA

Faça das redes sociais sua aliada na busca de emprego

Construir uma presença profissional online é fácill. Basta seguir essas dicas

LinkedIn é a maior rede social profissional do mercado, ideal para conexões profissionais. Foto: Divulgação
LinkedIn é a maior rede social profissional do mercado, ideal para conexões profissionais. Foto: Divulgação

Na era do networking online, usar as redes sociais para procurar emprego se tornou uma etapa quase indispensável para quem busca novas oportunidades. Com o crescimento do recrutamento digital, plataformas como LinkedIn e até Instagram são cada vez mais utilizadas pelas empresas para identificar talentos. 

Ter um resumo profissional bem estruturado vai além de manter informações atualizadas: envolve demonstrar suas habilidades, compartilhar conhecimento e interagir ativamente com pessoas que têm o mesmo objetivo que você. 

Ao investir nessa presença online, você aumenta suas chances de ser notado por recrutadores e de criar conexões importantes para sua carreira. Tão importante quanto atualizar seu currículo é cuidar do seu perfil profissional nas redes sociais, pois ele pode servir de vitrine para que empresas e recrutadores conheçam seu trabalho. 

Por isso, além de manter uma conta ativa e atualizada, é preciso seguir as companhias onde deseja trabalhar. Dessa forma, você fica por dentro das novidades, incluindo vagas que muitas vezes são divulgadas diretamente nesse espaço. Assim, é possível mapear os seguidores e descobrir conexões valiosas. 

Relacionar isso com sua rede de contatos também é uma estratégia eficiente: pesquise se alguém do seu círculo conhece profissionais que já trabalham nesses locais. Essa aproximação aumenta suas chances de sucesso na candidatura e pode abrir portas para novas oportunidades.

Para encontrar vagas de emprego nesses espaços, conheça as plataformas mais populares que ajudam você a se conectar com os principais recrutadores:

LinkedIn

Criado pela Microsoft, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mercado, ideal para conexões profissionais. Nele, você pode seguir marcas, se candidatar a vagas e usar seu perfil como um currículo online para exibir suas experiências. 

É preciso se manter sempre atualizado e organizado, já que recrutadores utilizam essa ferramenta com frequência. Além de buscar oportunidades, ela facilita a criação de vínculos importantes para sua carreira.

beBee

Plataforma voltada para networking, a beBee é focada em criar comunidades de interesse profissional. Ela conecta pessoas da mesma área de atuação e oferece ferramentas para colaboração em projetos e expansão da divulgação do seu trabalho.

É uma boa opção para quem busca se conectar com pessoas do mesmo setor e explorar funções mais nichadas.

Xing

Lançada na Alemanha, a Xing é semelhante ao LinkedIn. Seu destaque é a possibilidade de procurar por empresas e profissionais em determinada localização.

Com foco regional, oferece funcionalidades para trocas, busca de emprego e desenvolvimento de carreira. É interessante para quem quer vagas em países de língua inglesa ou alemã e deseja expandir suas vivências em outros países, especialmente no território europeu.

Facebook

Embora conhecido por seu foco social e até um pouco datado hoje em dia entre os mais jovens, o Facebook também pode ser uma opção útil. Há uma aba criada pela Meta onde é possível encontrar grupos dedicados a vagas e páginas de negócios. 

Por lá, você pode acompanhar os anúncios de novas oportunidades e ter um contato mais direto com os integrantes e possíveis contratantes, tudo isso filtrado por regiões, cidades e áreas de atuação.

Instagram 

O Instagram, além de ser uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, tem se tornado uma ferramenta poderosa para a colocação profissional. Muitas empresas utilizam a plataforma para divulgar vagas e promover sua cultura organizacional, permitindo que candidatos se conectem diretamente com potenciais empregadores. 

Ao seguir marcas e influenciadores do seu setor, é possível ficar por dentro de chances de trabalho, tendências do mercado e dicas de carreira. Além disso, manter um perfil profissional bem-curado, com destaque para habilidades e realizações, pode atrair recrutadores.

Como criar um perfil atraente para recrutadores?

Primeiro de tudo, utilize uma foto profissional e uma descrição que destaque suas formações e experiências mais relevantes, para que suas potenciais conexões se identifiquem rapidamente com você. 

Ao descrever seu histórico e fazer postagens, use palavras-chave da sua área para aumentar seu alcance. Evite publicar qualquer coisa apenas para preencher espaço. Foque apenas em conteúdos relevantes para demonstrar que você está atualizado e engajado. 

Lembre-se: os recrutadores costumam fazer uma revisão antes de tomar decisões, então cuide da sua reputação e construa sua rede de contatos de maneira estratégica. Seja autêntico e criativo ao compartilhar projetos e tomar iniciativas, sempre com equilíbrio.

Quais são as melhores práticas para manter um perfil atualizado?

Revise regularmente: adicione sempre que possível novas realizações e projetos recentes que você esteja envolvido.

Ajuste seu resumo e descrição: modifique sua descrição conforme seus objetivos e interesses evoluem, sempre com base nas suas metas e conquistas recentes.

Use palavras-chave e hashtags adequadas: utilize essas ferramentas no perfil e nas suas postagens para melhorar a visibilidade das suas publicações. 

Mantenha informações de contato: verifique se seus dados de contato estão corretos e atualizados. 

Peça recomendações: solicite recomendações de colegas e supervisores para reforçar sua credibilidade.

Produza e compartilhe conteúdo relevante: poste artigos e novidades sobre sua área para demonstrar envolvimento.

Interaja com os seus seguidores: valorize e compartilhe conteúdos postados por colegas de trabalho quando achar relevante, ajudando a fortalecer relacionamentos.

Como fazer networking nas redes sociais?

Para fazer um bom networking nas redes sociais é preciso seguir e interagir com pessoas relevantes do seu setor, além de compartilhar conteúdos relevantes para construir sua imagem online.

Comece identificando grupos e comunidades relevantes e participe ativamente das discussões, oferecendo insights valiosos e ajudando outros membros. Construa uma presença consistente, compartilhando ideias novas e opiniões, demonstrando seu conhecimento e experiência. 

Interaja com posts de outras pessoas, comentando e compartilhando. Isso pode aumentar sua visibilidade e facilitar novas relações. 

Quais erros evitar ao utilizar redes sociais para buscar emprego?

Da mesma maneira que vimos as melhores práticas para manter seu perfil atualizado nas  redes sociais, aqui estão alguns erros comuns para evitar. Confira:

Não ser consistente e interativo: não manter uma presença ativa nas redes sociais pode dar uma impressão negativa de desatualização. 

Compartilhar conteúdo inadequado: evite postar material que possa ser considerado não profissional, como opiniões controversas ou imagens impróprias.

Falta de personalização: enviar solicitações para qualquer pessoa ou com mensagens genéricas não causa uma boa impressão.

Desconsiderar a ortografia e gramática: erros de escrita podem transmitir falta de atenção aos detalhes e falta de conhecimento. Revise seus textos antes de postar.

Focar apenas em uma rede social: diversifique sua presença online. Use diferentes aplicativos para atingir um público maior e ampliar suas chances.

Não ser afoito: evite ser insistente ou enviar muitas mensagens ao contatar uma empresa ou recrutador. Isso pode transmitir desespero ou uma imagem de carreirista.

Conectar-se em redes pessoais: se a relação é apenas profissional, conecte-se somente em redes estritamente profissionais.

Evitar clichês e frases prontas: use uma comunicação autêntica e original. Não exagere ao divulgar e compartilhar frases de autoajuda ou de autoestima. 

Como usar grupos e comunidades online para procurar emprego?

Usar grupos é uma das boas práticas para fazer um bom networking digital. Para utilizar grupos e comunidades online, comece identificando e participando dos que são relevantes para você.

Atualize sua conta e participe de discussões, posts e artigos, sempre contribuindo com boas informações e agindo respeitosamente com as opiniões expostas. 

Esses grupos costumam promover eventos e temas que podem ser relevantes para sua carreira, e recrutadores podem estar por lá também. Por isso, mantenha-se engajado e esteja atento às opções que surgirem, aproveitando para se conectar.

Quais recursos das redes sociais podem ser úteis na busca de emprego?

Alguns recursos ou ferramentas das redes sociais podem ser bem úteis para potencializar sua busca por emprego e não perder as novidades. Conheça algumas delas:

1- Use a seção de “Vagas”: no Linkedin, use a aba de “vagas” para ficar por dentro de novidades e oportunidades.

2 – Alertas e notificações: configure alertas de vagas nas plataformas de emprego integradas às redes sociais para receber notificações.

3 – Conexões e solicitações: use o recurso de conexões nas redes profissionais e interaja com pessoas da sua área. Siga empresas e influenciadores do setor.

4 – Hashtags e palavras-chave: seja em qualquer rede, use hashtags e palavras relacionadas à sua área e tipo de emprego desejado.

5 – Recomendações e compartilhamento: peça recomendações de colegas e ex-colegas para fortalecer seu perfil e aumentar sua credibilidade e deixe suas conquistas visíveis.

Viu só? É fácil construir uma presença profissional sólida e estratégica. Seguindo nossas dicas você consegue manter-se atual nas redes sociais para procurar novos caminhos.