Enquanto muitos estudantes aproveitam o recesso escolar de julho para descansar, há quem veja uma oportunidade estratégica para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Neste período, o número de vagas de estágio tende a crescer, já que muitos contratos chegam ao fim com a conclusão de semestre e formatura de alunos. Em Belém, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com mais de 400 vagas abertas em diversas áreas de atuação.
Segundo Luiz Oliveira, supervisor do CIEE na capital paraense, este é um dos momentos mais propícios para quem deseja ingressar em um estágio.
“Partindo do princípio de que o estágio é um contrato por prazo determinado, é sempre no encerramento de cada semestre que ocorre um maior volume de encerramento de contrato e, consequentemente, o maior volume de vagas abertas pelas organizações que têm a necessidade de recompor os seus quadros, contratando novos entrantes para um novo ciclo. Nesse sentido, os alunos interessados em se inserir no programa de estágio, essa é a melhor ocasião”, explicou.
Luiz também reforça que, além de ficar atento às oportunidades, é importante investir na qualificação preparatória. “Um bom exemplo de como encontrar essa qualificação é através da plataforma do CIEE denominada Saber Virtual. Lá, o aluno poderá percorrer várias trilhas de conhecimentos que irão auxiliá-lo”, orienta.
Cadastro
Para se candidatar a uma vaga, o primeiro passo é o cadastro gratuito no site ciee.online. É fundamental que todas as informações do perfil estejam atualizadas e preenchidas corretamente. “O principal cuidado é com as informações cadastrais, como número de telefone, e-mail, endereço de residência, nível de escolaridade, cursos realizados, entre outros. Esses dados são importantes, pois as empresas utilizam a plataforma do CIEE para triar e selecionar os candidatos”, pondera.
O estágio é permitido para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, em estudantes cursos diversos. “De acordo com a legislação, o estágio é ato educativo, sendo necessário que os candidatos estejam devidamente matriculados e cursando o ensino”.
Remuneração
Sobre a remuneração, o supervisor do CIEE esclarece que “o pagamento de bolsa-auxílio e auxílio-transporte, quando se tratar do estágio opcional/remunerado, são compulsórios”. Além disso, alguns estagiários também recebem benefícios adicionais como vale-refeição ou até plano de saúde, dependendo da empresa.
Ferramentas e Oportunidades CIEE
Além das vagas, a plataforma do CIEE também oferece ferramentas gratuitas que ajudam o estudante a se destacar no processo seletivo, como vídeo de apresentação e testes de redação online. A dica é não esperar o fim das férias para agir – as oportunidades já estão no ar e a concorrência também.