Ana Laura Costa
O foco no Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) continua também para os estudantes do cursinho pré-vestibular da Seduc, na Escola Estadual Dom Pedro II, no bairro do Marco, em Belém. Na segunda-feira (6), três salas de aula do colégio foram ocupadas por alunos que assistiam às aulas de química, uma das disciplinas incluídas no segundo dia de prova, no próximo domingo (12).
De acordo com Robson Gurjão, professor de química do cursinho preparatório, nesta reta final está sendo abordada a parte teórica da disciplina, onde se concentra o maior número de questões que costumam cair no Enem, explica.
“A gente percebe que no contexto, quando vamos para a parte de cálculo, o aluno tem uma aversão por química. Então, a gente vai trabalhando muito a parte teórica de química, a parte ambiental, de química geral e que faz o eixo transversal com a biologia, com a física. Nesse momento, a gente começa a compartilhar, trabalhar muito a parte teórica da química, que predomina o número maior de questões, e a gente vai evoluindo até chegar na parte de cálculo, que é tão temido”, disse.
A estudante Telma Borges, de 64 anos, está empenhada nos estudos e afirma que as aulas no cursinho a tem ajudado muito. Moradora do distrito de Icoaraci, ela conta que, além de se dedicar às disciplinas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, assim como matemática nesta reta final, descansar também está entre as estratégias para encarar o segundo dia de prova. Sobre o primeiro dia, Telma diz que as questões corresponderam às expectativas.
“Apesar do tema, que pegou todos nós de surpresa, acho que fiz uma boa prova. Sempre quis fazer faculdade, quero ser assistente social, e como trabalho em escola, isso me deu um estímulo para participar pela segunda vez do Enem. No geral, apesar das dificuldades que a gente enfrenta todos os dias, se eu conseguir um bom desempenho, vai ser muito gratificante para mim”, comentou.
Também aluna do cursinho preparatório, Ana Vitória, 17, avalia que as aulas no ‘Enem Pará 2023’ são diferentes, o que ajuda na melhor compreensão dos assuntos e, consequentemente, no resultado final. A rotina de estudos tem sido se debruçar sobre as matérias de ciências exatas, já que a área de humanas, ela domina.
“Gostei do tema da redação porque as histórias das mulheres que me cercam também me ajudaram no repertório para discorrer sobre o assunto. Então, não fui pega de surpresa. Quero fazer jornalismo, gosto de me comunicar com as pessoas e acho que ingressar na faculdade vai além de mudar a minha realidade mas também incentivar outras pessoas, alimentar outras trajetórias”, ressaltou.
Para quem já está ansioso com o segundo dia do exame, o professor Gurjão aconselha. “A gente fala que independente do tempo de estudo, essa tensão, esse nervosismo vai pintarEnem, alunos, provacom aluno. E aí, é trabalhar isso, não se intensificar muito, não perder sono principalmente, porque o sono acaba sendo seu concorrente. Então, o que a gente orienta nessa última semana é dormir bem, se alimentar bem e fazer esse trabalho com os professores. Independente do curso em que você esteja, com certeza são pessoas competentes que vão te orientar com excelência para o resultado final ser positivo”, orientou.
SERVIÇO
No dia 12 de novembro, os candidatos do Enem irão realizar o segundo dia de prova. As questões serão de matemática e ciências da natureza, englobando química, física e biologia. Ao todo, são 90 questões objetivas que o candidato precisa resolver, dentro de um período de cinco horas. O exame inicia às 13h30 e vai até às 18h30. Os portões dos locais da prova são fechados às 13h (horário de Brasília).
Fonte: Descomplica Blog