Alexandre Nascimento
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entrou na reta final e tem levado os alunos que irão prestar a prova pelo tão sonhado acesso ao ensino superior, público ou privado, a momentos de tensão na preparação.
O estudo para o Enem não se limita apenas às salas de aula da conclusão do ensino médio e nem dos cursinhos, mas se estende a outros meios de adquirir conhecimento. Dessa forma, se o foco é conquistar uma vaga nas universidades, os meios tecnológicos como sites e portais podem ser importantes meios na rotina de estudos, seja para revisar assuntos cobrados pelo Enem e, principalmente, possíveis temas para a redação.
Nesse contexto, são diversas as opções de sites disponíveis para a preparação dos candidatos, a começar pelos que disponibilizam conteúdo gratuito. Um dos exemplos pode ser encontrado no próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, do Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza provas de edições de anos anteriores, assim como os gabaritos, aos alunos para conhecer o funcionamento do exame. O MEC criou ainda o site e aplicativo “Hora do Enem, que possui videoaulas, análises de gráficos, videoteca e resolução de provas de edições antigas.
O site Educa Mais Brasil também oferece o “Guia Enem”, em que disponibiliza aos candidatos conteúdos atualizados do exame de maneira gratuita sobre todos os eixos temáticos da prova.
O Blog do Enem não traz o nome do exame à toa, uma vez que tem disponível conteúdos gratuitos divididos por assuntos, assim como possibilita aos alunos simular a prova. Nesse contexto, até o ex-BBB Gil do Vigor criou o canal no Youtube “Matemática do Vigor, que dá aulas gratuitas de matemática e resolve questões do Enem.
OPÇÕES
Mas, os sites especializados em Enem de maneira paga também são opções para quem quer fazer uma boa prova do Enem. A rede social Passei Direto, que pode ser acessada pela internet ou aplicativos de smartphones, ao custo anual de R$ 238, oferece questionários, resumos e videoaulas sobre o exame. O conhecido site Descomplica, até possui conteúdo gratuito, mas nessa reta final oferece o curso intensivo para o Enem deste ano, a partir de R$ 19,90 ao mês, em que o aluno terá acesso à plataforma durante seis meses. Veja no box ao lado as opções!
Lista de sites gratuitos para o Enem:
Hora do Enem: https://www.horadoenem.org.br/
Educa Mais Brasil: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/guia-enem
Blog do Enem: https://blogdoenem.com.br/
Canal Matemática do Vigor: https://www.youtube.com/watch?v=c_vEWDhz3iI
Lista de sites pagos do Enem:
Passei Direto: passeidireto.com
Brainly: brainly.com.br
Descomplica: descomplica.com.br/vestibulares/enem/
Imaginie: www.imaginie.com.br/temas-de-redacao/
Me Salva: mesalva.com/enem/estudar
FIQUE DE OLHO NAS PROVAS!
As provas do Enem 2023 acontecem nos dias 5 e 12 de novembro 2023, conforme o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Pará tem 229.180 inscritos. No Brasil são 3.933.992 inscrições realizadas.
Primeiro dia do Enem – 5/11: prova conta com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação (texto dissertativo-argumentativo). O exame começa às 13h30 e termina às 19h.
Segundo dia do Enem – 12/11: prova traz 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30.
*Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília).