Concursos & Empregos

Enem 2024: veja as datas das provas e quando começam as inscrições

Este ano a prova será realizada em novembro. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Este ano a prova será realizada em novembro. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

As inscrições para o Enem 2024 terão início na próxima segunda-feira, 27 de maio. Os estudantes interessados poderão se inscrever online até 7 de junho. Aqueles que não obtiveram isenção da taxa de inscrição precisarão pagar R$ 85 e pode ser paga via boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O pagamento deve ser feito até 12 de junho. Para pagamento por Pix, o QR code está disponível no boleto.

Participantes que desejam usar nome social não precisam enviar documentos comprobatórios durante a inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros terão o nome social reconhecido automaticamente, conforme os dados cadastrados na Receita Federal. É recomendável verificar e atualizar as informações pessoais na Receita Federal antes da inscrição.

Para melhorar a acessibilidade, o Cartão-Resposta e a folha de redação serão ampliados automaticamente para todos que solicitarem provas ampliadas ou superampliadas, uma mudança em relação às edições anteriores, onde era necessário solicitar essa adaptação.

O Enem 2024 contará com novas medidas de segurança na identificação dos participantes. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital serão aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) também será aceita. Documentação válida para estrangeiros, conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, será permitida. Boletins de Ocorrência (B.O.) não serão aceitos como substitutos de documentos físicos perdidos.

Reaplicação

As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro para participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, como problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital. A antecipação das datas de reaplicação é uma novidade desta edição.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem como critério de seleção, e os resultados são também utilizados para acesso a auxílios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados do Enem podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.