Concursos & Empregos

Enem 2022: horários, o que levar, qual caneta usar e muito mais. TIRE SUAS DÚVIDAS!

A decisão vale também contra a negativa da instituição de ensino em expedir o diploma dos alunos em decorrência da não realização do exame. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
A decisão vale também contra a negativa da instituição de ensino em expedir o diploma dos alunos em decorrência da não realização do exame. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Está chegando a hora. Depois de um longo período de preparação, quase 200 mil inscritos deverão realizar a prova do Enem 2022 somente no Estado do Pará. O teste será aplicado em dois domingos, com o primeiro deles programado para amanhã, 13.

Os candidatos precisam ficar atentos ao horário de abertura dos portões, tempo para realizar as provas, quais documentos levar e até mesmo qual cor de caneta usar para não ser eliminado. O DIÁRIO preparou um ‘servição’ para auxiliar os milhares de candidatos que a partir de domingo iniciarão a caminhada rumo ao ensino superior. Fique ligado e boa prova!

GUIA DO ENEM 2022
O QUE LEVAR
– Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
– Máscaras de proteção contra a covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

ACONSELHÁVEL
– Cartão de Confirmação de Inscrição;
– Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

A PROVA
– No primeiro dia do Exame, 13 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
– No segundo dia de prova, 20 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

HORÁRIO
– A aplicação do Enem 2022 seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito abaixo:
– Abertura dos portões – 12h
– Fechamento dos portões – 13h
– Início das provas – 13h30
– Término da prova 1º dia (13/11) – 19h
– Término da prova 2º dia (20/11) – 18h30

DOCUMENTOS ACEITOS NA HORA
Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Como novidade para este ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

ADOECEU? VEJA O QUE FAZER
O participante que estiver com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, dentre elas a Covid-19, não deverá comparecer ao local de aplicação para realizar o exame e poderá solicitar reaplicação na Página do Participante, em até cinco dias úteis após o último dia de prova, que será em 20 de novembro.
Além da Covid-19, as doenças listadas em edital são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

PRECISA USAR MÁSCARA CONTRA A COVID-19?
A máscara de proteção não será exigida nos estados ou municípios onde o uso em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar. No estado de São Paulo, não é necessário utilizar o acessório, já que desde 9 de setembro de 2022 a obrigatoriedade segue vigente somente em hospitais e unidades de saúde.
Nos lugares onde a utilização ainda for obrigatória, o Inep recomenda que o participante leve máscaras reserva e que todas sejam descartadas em lixeiras.

O QUE NÃO LEVAR
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
Livros, manuais, impressos, anotações.
Protetor auricular.
Relógio de qualquer tipo.
Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

COMO SABER O LOCAL DE PROVA?
O local onde cada inscrito realizará a prova é informado no Cartão de Confirmação, que fica disponível a partir de algumas semanas antes da aplicação, na página do participante.
Nele constam também o número de inscrição, a data e horário do exame, a indicação dos atendimentos aprovados –como nos casos de gestantes, lactantes, idosos e pessoas com alguma deficiência ou outra condição–, a língua estrangeira escolhida e as orientações relativas ao exame.
A data da disponibilização do Cartão de Confirmação será divulgada pelo Inep na página do participante. Apesar de a apresentação desse documento não ser obrigatória, o MEC recomenda que os inscritos o levem.