O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 20 de dezembro, os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e da reaplicação da edição de 2023. As provas foram realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, em todas as unidades da Federação.
Ao conferir o gabarito, o participante deve estar atento à cor, ao número e ao formato da prova. No primeiro dia de aplicação, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação. Já no segundo, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.
Resultados – O Inep divulgará os resultados do Enem 2023 no dia 16 de janeiro de 2024. Para os treineiros (inscritos do 1º ou 2º ano do ensino médio que realizam a prova com o objetivo de testar conhecimentos), o boletim individual será disponibilizado em março, na Página do Participante.
Enem – O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.