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Contratações temporárias: Veja habilidades que fazem a diferença

O levantamento aponta que as vagas temporárias devem se concentrar nos setores da Indústria, Serviço e, principalmente, Comércio.

Comércio se preparando pra contratações periódicas pro final de ano.
Comércio se preparando pra contratações periódicas pro final de ano. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Em pesquisa divulgada neste mês, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), diz que a expectativa é de crescimento nas contratações temporárias neste fim de ano, com aproximadamente 5.500 vagas na Região Metropolitana de Belém (RMB). O número representa cerca de 15% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.

O levantamento aponta que as vagas temporárias devem se concentrar nos setores da Indústria, Serviço e, principalmente, Comércio. A movimentação econômica impulsionada pelas festas de fim de ano, Círio e Black Friday, além do pagamento do décimo terceiro, pode oportunizar a recolocação no mercado de trabalho para os mais de 310 mil paraenses.

No Centro Comercial de Belém, placas informando sobre vagas abertas começam a aparecer. A vendedora recém-contratada, Geovana Silva Araújo, 20 anos, que estava à procura de uma oportunidade há um ano, comenta que a vaga na loja de cosméticos, na rua Treze de Maio, chegou em boa hora. Segundo ela, sua experiência e conhecimento na área foram diferenciais para ser contratada temporariamente.

“Já trabalhei com varejo no emprego anterior a esse. Também trabalho como modelo nas horas vagas, e acho que ter um certo conhecimento sobre vendas e os produtos que estou vendendo foram um diferencial para minha contratação. A gente tem que gostar do nosso trabalho, e eu gosto”.

A proprietária da loja, Vitória Gabrielle Nascimento Silva, 23, conta que o processo para contratar trabalhadores temporários neste período começou no início de outubro e 4 pessoas foram contratadas. A expectativa é para contratar mais 4 para suprir a demanda do fim de ano. “Aqui na loja muita gente compra para revender, então a demanda é muito grande. Se gostarmos dos trabalhadores que estão em teste, vamos contratar efetivamente sim após o período”.

A proprietária pondera ainda que o processo de contratação não foi fácil, visto que a maioria dos candidatos não tinha experiência. “Nós que trabalhamos com o público, temos que ter uma boa oratória, saber se comunicar, se expressar, principalmente no ramo do Comércio”.

PERFIL

Anna Padinha, executiva em Recursos Humanos, ressalta que os recrutadores procuram candidatos que demonstram interesse genuíno em cumprir o contrato temporário, comprometimento, alinhamento com a cultura organizacional da empresa, além da habilidade de relacionamento interpessoal e a capacidade de se conectar com pessoas.

“Esses aspectos ajudam os contratantes a identificar profissionais que não apenas atendem às necessidades imediatas do período, mas que também podem contribuir de forma significativa para o sucesso da equipe e da empresa”. Para quem não pretende perder essas oportunidades, Anna Padinha destacou habilidades que são consideradas pelos contratantes.

Confira:

  • Atendimento ao cliente: Capacidade de oferecer um atendimento de qualidade e lidar com diferentes tipos de clientes, especialmente em momentos de alta demanda.
  • Flexibilidade e adaptabilidade: É essencial que os profissionais consigam ajustar-se rapidamente a novas tarefas, horários e ambientes, demonstrando prontidão para lidar com mudanças frequentes.
  • Trabalho em equipe: A colaboração é fundamental para manter a operação fluindo durante os picos de movimento, com esforço conjunto para atender os clientes e cumprir os objetivos.
  • Busca por aprendizagem: Ter interesse em aprender rapidamente novas tarefas e melhorar continuamente é um diferencial, já que muitas vezes o treinamento precisa ser ágil e eficiente.
  • Proatividade: Profissionais que tomam a iniciativa e antecipam as necessidades da equipe e dos clientes são vistos como grandes ativos.
  • Organização: Ser organizado permite lidar melhor com o volume de trabalho e priorizar tarefas importantes durante períodos de grande demanda.
  • Resiliência: A habilidade de lidar com pressão e manter a calma em situações agitadas faz a diferença, especialmente em ambientes movimentados.