Um novo concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) acaba de ser autorizado, nesta sexta-feira, 31 de dezembro, para o preenchimento de 1.938 vagas em caráter temporário, sendo 868 para cargos com exigência de ensino médio e as demais para quem possui formação de nível superior. De acordo com a portaria assinada pela minsitra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro substituto dos povos indígenas, Eloy Terena, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um período de seis meses, ou seja, até o final de junho.
No concurso Funai, para quem possui ensino médio, a distribuição das vagas será feita da seguinte forma:
- auxiliar de apoio etnoambiental – 664 vagas
- agente de proteção etnoambiental – 204 vagas
Para cargos de nível superior:
- especialista de proteção etnoambiental – ações finalísticas – 112 vagas
- especialista de proteção etnoambiental – administrativo – 58 vagas
- agente de proteção territorial – 660 vagas
- especialista em proteção territorial – 249 vagas
As contratações serão para desenvolver atividades destinadas a proteção e promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial das terras indígenas, e ao cumprimento das decisões relacionadas às Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, 760 e 991 e de outras sentenças judiciais que determinam a realização de operações de desintrusão e de fiscalização de grande monta em Terras Indígenas, no âmbito da FUNAI.
A duração dos contratos ainda deve ser confirmada, mas o documento confirma que poderão ser prorrogados, de acordo com as necessidades.
Outro concurso Funai para temporários está autorizado
Além deste concurso Funai, um outro deve ser realizado, em breve, para a contratação de pessoal temporário.Ao todo serão oferecidas 25 vagas, em diversos cargos, com publicação do edital prevista para ocorrer em janeiro.
- analista socioambiental – 10 vagas
- analista ambiental – 10 vagas
- analista em regularização fundiária de terras indígenas – 1 vaga
- analista em georeferência das terras indígenas – 1 vaga
- gestor em licenciamento ambiental – 2 vagas
- gestor em regularização fundiária de terras indígenas – 1 vaga
As remunerações iniciais ainda devem ser confirmadas
Fonte: JC Concursos