Concursos & Empregos

Concurso dos Bombeiros do Pará deve contar com 1,8 mil vagas; veja os detalhes

A corporação deve oferecer 1.853 vagas, sendo 30 para oficiais e 1.823 vagas para praças. Foto: Agência Pará
A corporação deve oferecer 1.853 vagas, sendo 30 para oficiais e 1.823 vagas para praças. Foto: Agência Pará

No final da manhã de ontem (26), o governador Helder Barbalho e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme de Aviz Benjó, promoveram 432 bombeiros militares no estado. O ato foi marcado pela cerimônia de “Troca de luvas e divisas”, em que 415 praças e 17 oficiais foram promovidos aos postos e graduações imediatas na corporação. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em Belém.

Na oportunidade, o governador adiantou que, ainda nesta semana, será anunciado e detalhado um novo concurso público para ampliação do atual efetivo do Corpo de Bombeiros. A corporação deve oferecer 1.853 vagas, sendo 30 para oficiais e 1.823 vagas para praças.

“É fundamental que possamos reconhecer o talento, o envolvimento e respeitar a carreira de nossos militares. O que nós estamos aqui promovendo é a garantia de que estes colaboradores, estes profissionais que salvam vidas, que cuidam da população, possam ser vistos, sendo enxergados e motivados a bem servir a população. Agora é uma nova missão, alçando uma nova patente, um novo desafio, mas sempre imbuídos em cuidar do povo do Pará”, afirmou Helder Barbalho.

“Além disso, teremos mais concurso público. Neste momento, estamos formando cerca de 450 alunos para, ainda este ano, adentrarem a corporação. Nesta semana já lançaremos um novo edital para o Corpo de Bombeiros, somando-se aos esforços que estamos fazendo no Sistema de Segurança, em que anunciamos, na semana passada, o início das inscrições para as provas da Polícia Militar com 4.400 vagas e, agora, do Corpo de Bombeiros para continuar avançando na segurança pública por todo o Pará”, completou o chefe do Executivo estadual.

PROMOÇÃO

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme de Aviz Benjó, explica que a data de 25 de setembro é especial por ser referência na promoção dos militares. Benjó avalia que o acesso a novas patentes impacta positivamente na contraprestação de serviços ofertada à população paraense.

“Hoje temos a promoção de 432 militares, e isso representa quase 40% da tropa. É um recado muito positivo, fortalecendo a autoestima e, acima de tudo, sinalizando esse espírito de servir à sociedade com os serviços de bombeiros militares, previstos na Constituição”, comemorou o comandante.

Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, reforçou que a gestão atual reconhece e valoriza o trabalho prestado pela instituição. “O Corpo I Militar do Pará, este ano, principalmente, tem passado por situações realmente históricas, com grandes promoções no mês de abril e essas de agora. Isso é o reconhecimento, merecimento da nossa tropa, de praças, oficiais que trabalham diuturnamente salvando vidas”, disse.

Para o oficial Guilherme Torres, promovido à patente de tenente-coronel, a data celebra um histórico de dedicação profissional e superação pessoal. O novo tenente-coronel acredita que a promoção de militares impacta nos atendimentos prestados pela instituição. “A gente fica mais motivado. Parece que renova, né? Como se fosse um novo caderno em branco para reescrever uma nova história, um novo ciclo. E isso é muito gratificante, é muito renovador”, avaliou.

Além de militares e familiares, a cerimônia de “Troca de luvas e divisas” também contou com a participação de autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e do Executivo, nos âmbitos federal, estadual e municipal.