Concursos & Empregos

Concurso do Exército oferece 137 vagas para níveis médio e superior

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Três novos editais foram lançados para o concurso do Exército, abrindo oportunidades para ingresso no quadro de engenheiros militares. São oferecidas 137 vagas, sendo 98 destinadas a candidatos de nível médio para admissão nos cursos de graduação e 39 para aqueles com formação superior.

Das vagas disponíveis, 60 são para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) e 38 para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CFG/Reserva). Os requisitos incluem ensino médio completo, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, e idade entre 16 e 22 anos (CFG/Ativa) ou 16 e 21 anos (CFG/Reserva).

As outras 39 vagas são para o Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CFrm), reservadas para candidatos com graduação em engenharia plena, com idade máxima de 26 anos e altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres. As vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Engenheiro Cartográfico – 2 vagas;
  • Engenheiro de Computação – 7 vagas;
  • Engenheiro de Comunicações – 6 vagas;
  • Engenheiro Eletrônico – 6 vagas;
  • Engenheiro Eletricista – 3 vagas;
  • Engenheiro de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) – 9 vagas;
  • Engenheiro de Materiais – 1 vaga;
  • Engenheiro Mecânico (Engenharia Mecânica e de Armamento e Engenharia Mecânica e de Automóvel) – 2 vagas;
  • Engenheiro Químico – 1 vaga;
  • Engenheiro de Produção – 1 vaga; e
  • Engenheiro Aeronáutico – 1 vaga.

Os cursos serão realizados no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro. No caso dos CFG/Ativa e CFG/ Reserva, os cursos terão a duração de cinco anos e apresentarão currículos estruturados para atender à graduação em engenharia militar e à formação do oficial. Já para CFrm, a duração será de um ano e apresentará currículos orientados a atender a formação do oficial.

Saiba quais provas serão aplicadas

O concurso do exército será constituído das seguintes fases:

  1. Exame Intelectual;
  2. Inspeção de Saúde;
  3. Exame de Aptidão Física;
  4. Avaliação Psicológica; e
  5. Procedimento de Heteroidentificação.

A primeira fase do exame intelectual para CFG/Ativa e CFG/ Reserva será aplicada na data prevista de 29 de setembro de 2024. Já para CFrm, o exame intelectual está marcado para 30 e 31 de outubro de 2024.

Como fazer a inscrição

As inscrições serão recebidas entre os dias 29 de maio e 10 de julho de 2024, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto Militar de Engenharia (http://www.ime.eb.br).

Os candidatos deverão efetuar o pagamento das taxas de participação, nos valores de R$ 140 (CFG/Ativa e CFG/ Reserva) e R$ 150 (CFrm), até o dia 11 de julho.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Exército.

(Com informações do JC Concursos)