O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (17), a prova objetiva para o concurso público da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), para o preenchimento das vagas ao Curso de Formação de Praças (CFP). De acordo com a banca organizadora, cerca de 70 mil candidatos participaram da prova.
O certame deste domingo oferta 4 mil vagas e cadastro reserva, para o Curso de Formação de Praças (CFP), as provas tiveram questões objetivas, de múltipla escolha e foram realizadas nas cidades de Belém (Região Metropolitana), Santarém (oeste), Marabá (sudeste), Altamira (oeste), Redenção (sul) e Itaituba (sudoste).
A empresa organizadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.
“Hoje, estamos realizando um grande marco na história da Polícia Militar, realizando o maior concurso público, tanto o número e quantidade de vagas, assim como o número de candidatos. Então com esse concurso, a gente pretende iniciar em meados do ano que vem já a formação desses policiais, pois nós pretendemos já estar com essas praças formadas, já prontos e aptos para que operem no policiamento por ocasião da COP30, aqui no Pará”, explicou o chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura, Coronel Cássio Tabaranã.
A Consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas estará disponível no site da banca a partir das 19 horas do dia 19 de dezembro.
No domingo passado (10) ocorreu a prova para preenchimento de 400 vagas do curso de formação de oficiais, totalizando 4,4 mil vagas e cadastro reserva, sendo o maior concurso da história da PMPA.