Está prevista para terça-feira (29), a partir das 19h (de Brasília), a liberação dos gabaritos preliminares do concurso da PF (Polícia Federal). As provas ocorrem neste domingo (27), em todas as capitais brasileiras.
No total, 218.821 candidatos disputam 1.000 vagas de nível superior para agente (630 postos), delegado (120), escrivão (160), perito criminal (69) e papiloscopista (21). Os salários variam de R$ 14.164,81 a R$ 26.800.
A consulta individual aos gabaritos da prova objetiva, além dos padrões de respostas da avaliação discursiva, será liberada no site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), instituição que organiza o certame.
O período para interposição de recursos ficará aberto entre 30 e 31 de julho. Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar a banca por meio telefone 0800 722 1125, além do e-mail [email protected].
As demais fases da seleção incluem: exame de aptidão física, avaliações médica e psicológica, investigação social, teste oral (apenas para delegado), análise de títulos (somente para delegado e perito) e curso de formação.
Concurso da PF: requisitos e lotação
As carreiras de agente, escrivão e papiloscopista são voltadas a profissionais com curso superior em qualquer área. No caso de delegado, a exigência é de graduação em direito. Os postos para perito, por sua vez, abrangem as seguintes formações:
- contábil/financeira (16);
- engenharia elétrica/eletrônica (1);
- engenharia civil (2);
- engenharia cartográfica (1);
- engenharia de minas (1);
- engenharia ambiental (1);
- informática forense (24);
- geologia forense (5);
- medicina legal (1);
- física forense (1);
- genética forense (1);
- antropologia forense (1);
- meio ambiente (14).
Além de atender aos requisitos de escolaridade, os candidatos devem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “B” e, exclusivamente para delegado, experiência de ao menos três anos em atividade jurídica ou policial.
Os aprovados serão lotados preferencialmente em regiões fronteiriças e unidades da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Quanto aos empregos de perito nas áreas de medicina legal, genética forense, engenharia ambiental e antropologia forense, a PF disponibilizará vagas para atuação somente no Distrito Federal.
Em relação às cotas, a seleção assegura o percentual mínimo de 20% dos postos a negros (198 postos) e 5% a pessoas com deficiência (53 oportunidades), conforme previsto em lei.
Para 2026, está prevista a nomeação de mais 1.000 policiais, totalizando 2.000 contratações, segundo anúncio feito em janeiro pelo governo federal. De acordo com o edital, a lista de aprovados terá 3.312 nomes.