
Saiu o edital do novo concurso da Marinha Mercante para admissão às Escolas de Formação de Oficiais (Efomm). Com ingresso previsto para 2026, a seleção preencherá 374 vagas.
Estão em disputa 210 oportunidades para estudar no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e 164 no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).
Podem participar candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade entre 17 e 23 anos (em 1º de janeiro de 2026). Além disso, é necessário ser solteiro e não possuir filhos ou dependentes.
As inscrições começam em 20 de maio, a partir do meio-dia, e seguem até 2 de junho, às 23h59 (de Brasília). Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.marinha.mil.br. A taxa foi fixada em R$ 100.
📝 Etapas do concurso da Marinha Mercante
Marcadas para 2 e 3 de agosto, as provas escritas serão compostas de questões de múltipla escolha sobre português, inglês, matemática e física, além de uma redação. Haverá aplicação em 20 cidades:
- Amapá (AP);
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Corumbá (MS);
- Cuiabá (MT);
- Florianópolis (SC);
- Fortaleza (CE);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- Parnaíba (PI);
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Paranaguá (PR);
- Porto Alegre (RS);
- Salvador (BA);
- Santarém (PA);
- São Paulo (SP);
- São Luís (MA);
- Vitória (ES).
As demais fases da seleção incluem: exame psicofísico, de 30 de setembro a 7 de novembro; teste de suficiência física, de 24 de novembro a 5 de dezembro; e período de adaptação/verificação de documentos, de 12 a 30 de janeiro de 2026.
Rotina de estudos
A matrícula e o início do curso estão agendados para 2 de fevereiro (a escolha pelo Ciaga ou Ciaba deve ser feita durante o registro da inscrição no concurso). Há opções para formação em duas áreas:
- náutica (focada em manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações);
- máquinas (focada na operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas de um navio).
Os alunos têm direito a uniforme, alojamento, roupa de cama, alimentação e assistências médica-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 1.644,92.
A formação acadêmica — seis semestres letivos, em regime de internato — é seguida por um período de estágio realizado a bordo de embarcações mercantes, com duração mínima de 12 meses.
Após a formatura, os estudantes recebem diploma de bacharelado em ciências náuticas e passam a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de segundo-tenente.