Concursos & Empregos

Concurso da Aeronáutica: inscrições abertas para 242 VAGAS de sargentos

Do total de ofertas, 194 são para lista de ampla concorrência e 48 reservadas aos negros. Foto: FAB
Do total de ofertas, 194 são para lista de ampla concorrência e 48 reservadas aos negros. Foto: FAB

JC Concursos

Entra em vigor às 10h desta quinta-feira, 23, o prazo de inscrição do concurso da Aeronáutica para Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), para o primeiro semestre do ano de 2024. O certame reúne 242 vagas para candidatos de ambos os sexos.

Do total de ofertas, 194 são para lista de ampla concorrência e 48 reservadas aos negros.

Para participar do processo de seleção, é necessário possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 1/2024. Oportunidades estão distribuídas entre as seguintes especialidades:

  • mecânico de aeronaves (60 vagas);
  • material bélico (15);
  • eletricidade e instrumentos (16);
  • estrutura e pintura (10);
  • equipamento de voo (12);
  • suprimento (14);
  • guarda e segurança (30); e
  • controle de tráfego aéreo (85).

Depois de formados no CFS, já como terceiro-sargento, os militares recebem R$ 3.825, além de adicionais e gratificações, e podem ser designados pela Força Aérea Brasileira – FAB para servir em todo o território nacional.

As inscrições serão recebidas até as 15h do dia 15 de março de 2023. O formulário está disponível no site da Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR (http://ingresso.eear.aer.mil.br).

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 80, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 22 de março, observado o horário de funcionamento do banco.

O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes etapas:

  1. provas escritas;
  2. inspeção de saúde;
  3. exame de aptidão psicológica;
  4. teste de avaliação do condicionamento físico;
  5. procedimento de heteroidentificação complementar; e
  6. validação documental.

As provas escritas serão compostas das seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. Elas serão aplicadas na data prevista de 4 de junho de 2023, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.