
Belém e Pará - Entra na reta final a inscrição para o concurso da Aeronáutica, para admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), com ingresso no segundo semestre do ano de 2026. O prazo se encerrará às 15h da segunda-feira, dia 28 de julho. Oferta é de 206 vagas de âmbito nacional, sendo 165 para ampla concorrência e 41 reservadas aos candidatos negros.
Podem participar candidatos de ambos os sexos, com escolaridade de ensino médio completo e idade entre 17 e 24 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. O candidato não poderá ter filhos ou dependentes e também não deve ser casado ou haver constituído união estável.
As 206 oportunidades estão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- BCO – Comunicações (20 vagas);
- BEI – Eletricidade e Instrumentos (22);
- BEP – Estrutura e Pintura (5);
- BFT – Fotointeligência (5);
- BMA – Mecânica de Aeronaves (35);
- BMT – Meteorologia (10);
- BSP – Suprimento (24);
- SDE – Desenho (3);
- SEM – Eletromecânica (14);
- SGS – Guarda e Segurança (12);
- SML – Metalurgia (6); e
- BCT – Controle de Tráfego Aéreo (50).
O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): https://ingresso.eear.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 95 e o seu pagamento poderá ser efetuado até o dia 4 de agosto.
O CFS será realizado em regime de internato na EEAR, localizada na cidade de Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo. O curso tem duração de dois anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
Durante o curso, o aluno receberá remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária. Após a formatura, já como terceiro-sargento, os militares serão designados para servir em unidades espalhadas por todo o território nacional. O cargo paga atualmente R$ 3.825 (mais adicionais).
A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio.
Saiba quais provas serão aplicadas
O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes etapas:
- prova escrita, eliminatória e classificatória;
- inspeção de saúde, eliminatória;
- exame de aptidão psicológica, eliminatória;
- teste de avaliação do condicionamento físico, eliminatória;
- procedimento de heteroidentificação complementar, eliminatória; e
- validação documental e habilitação à matrícula, eliminatória.
As provas escritas serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha das seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. O exame será aplicado na data prevista de 30 de novembro de 2025, em 16 municípios especificados abaixo:
- Belém (PA);
- Recife (PE);
- Fortaleza (CE);
- Natal (RN);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Belo Horizonte (MG);
- São Paulo (SP);
- São José dos Campos (SP);
- Campo Grande (MS);
- Canoas (RS);
- Santa Maria (RS);
- Curitiba (PR);
- Brasília (DF);
- Manaus (AM);
- Boa Vista (RR);
- Porto Velho (RO).