Pryscila Soares
De dezembro deste ano a março de 2024 devem ser abertas um total de 70,5 mil vagas de estágio no país, de acordo com uma projeção feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na plataforma on-line da entidade, os estudantes têm acesso a diversos serviços gratuitos como cadastro de currículo, busca de vagas de estágio e aprendizagem, orientação profissional, cursos on-line e outros.
Este ano, o Pará abriu 6.193 vagas de estágio. E a projeção para o próximo ano é de crescimento de 15% no número de vagas. Os cursos de administração, marketing e direito são os que demandam o maior número de vagas no estado, conforme informou Patricia Testai, gerente Nacional de Operações do CIEE.
Ao longo de 2023, o CIEE recebeu mais de 1 milhão de cadastros de estudantes de todo o Brasil. Mais de 50% das vagas de estágio foram preenchidas no estado de São Paulo; 29% no Nordeste; 11% no Distrito Federal e Centro-Oeste e 8,4% na região Norte. A cidade de São Paulo lidera este ranking com o maior número de vagas, seguidas de Salvador, Maceió, São José dos Campos e Brasília.
Os dados foram apresentados durante uma entrevista coletiva com o Balanço CIEE 2023 e as perspectivas para 2024, com transmissão pelo Youtube. O encontro on-line ocorreu na manhã de ontem (28), reunindo jornalistas de várias regiões do Brasil. O evento contou com a participação de Humberto Casagrande, CEO do CIEE; Marcelo Gallo, superintendente executivo do CIEE; Patricia Testai, gerente Nacional de Operações do CIEE e Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE.
SAZONAIS
De acordo com a diretoria do CIEE, os estudantes precisam ficar atentos para a abertura das chamadas vagas sazonais, neste período de final de ano. É quando as empresas encerram contratos e, por esse motivo, surgem vagas de estágios nos mais variados segmentos. Contudo, o CEO do CIEE, Humberto Casagrande, orienta que os candidatos tenham atenção no momento do preenchimento do cadastro, uma vez que cadastros incompletos ou erros podem dificultar a seleção do candidato para aquela vaga.
“É um período característico e interessante para vaga de estágio porque muitas empresas têm término de contrato e, dentro dessas características, apesar de ser conhecido como férias escolares, é muito propício para quem procura estágio”, disse. “É interessante que o estudante acompanhe e mantenha o cadastro atualizado no CIEE e faça cursos gratuitos na plataforma, onde temos mais de 90 cursos”, destaca o CEO.
IEL
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também oferta vagas de estágio por meio da plataforma on-line. Este ano, o IEL preencheu mais de 3 mil vagas no estado, o que representou um aumento considerável de vagas ofertadas e a expectativa é de que esse ritmo seja mantido em 2024, de acordo com Luana Menezes, supervisora de Contratos e Convênios do IEL Pará.
“As expectativas para o próximo ano são as melhores, para que possamos proporcionar mais oportunidades e experiências aos estudantes. As áreas que mais devem contratar são administração, ciências contábeis, direito, áreas de tecnologia da informação, pedagogia, engenharia de modo geral, ensino médio. A área administrativa, é devido à grande necessidade das empresas e as áreas de engenharia, porque as indústrias do estado estão em constante crescimento e consequentemente contratam mais pessoas”, pontua.
Na região metropolitana, Castanhal é uma cidade que ganhou destaque devido a crescente contratação de estagiários. Pelo instituto, a média de idade dos estagiários é de 25 anos, porém, a idade varia entre 16 anos e 58 anos. “Para alguns o estágio é a primeira oportunidade para o mercado de trabalho, para outros é uma recolocação. O estágio é muito importante para ambos, porque é uma oportunidade de vivenciar na prática atividades vinculadas à área de formação, fortalecimento do networking, desenvolvimento de competências e habilidades”.