
O Governo do Pará abriu novas turmas dos cursos de Inglês, Gestão Financeira e Empreendedorismo Digital, voltadas especialmente para mulheres empreendedoras e trabalhadoras do comércio, com prioridade para negras e indígenas, através do programa Capacita COP30. As inscrições começaram nesta quinta-feira (22) e devem ser feitas exclusivamente pelo site capacitacop30.pa.gov.br.
As capacitações fazem parte do Capacita COP30, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Cielo, por meio da iniciativa Impulsiona Cielo – Amazônia.
O programa já ultrapassou 22 mil certificações em cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. Agora, com foco no fortalecimento de pequenos negócios liderados por mulheres, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com um desenvolvimento mais justo e inclusivo.
“Capacitar mulheres e empreendedoras é preparar o Pará para um desenvolvimento mais justo e inclusivo. Essas mulheres serão protagonistas da economia local antes, durante e depois da COP30”, afirmou Victor Dias, titular da Sectet.
A Cielo, parceira da ação, destaca o impacto social do projeto. “Capacitar mulheres empreendedoras locais e fomentar a economia regional são fundamentais para criar um legado duradouro de desenvolvimento sustentável e inclusivo”, destacou Angélica Campos, líder de Gente, Gestão e Performance da empresa.
No último dia 12, o Governo do Pará realizou uma cerimônia de certificação para 2 mil concluintes dos cursos oferecidos pelo Capacita COP30. Durante o evento, o governador Helder Barbalho anunciou a criação de uma plataforma digital de empregabilidade, que vai conectar profissionais certificados pelo programa a empresas dos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e serviços.
Serviço
Novas turmas abertas – Capacita COP30 para empreendedoras
🗓️ Início das inscrições: 22 de maio
🌐 Site: capacitacop30.pa.gov.br
🎯 Público: Mulheres empreendedoras, prioritariamente negras e indígenas