O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está autorizado pelo Governo do Brasil a realizar a nomeação de 460 candidatos aprovados em concurso público para compor o seu quadro de pessoal. A Portaria MGI Nº 7.522/2025, que oficializa a decisão, assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi publicada nesta segunda-feira, 8 de setembro, no Diário Oficial da União.
As nomeações contemplam dois cargos de nível superior:
- Analista Administrativo – 130 vagas
- Analista Ambiental – 330 vagas
De acordo com a portaria, a efetivação das nomeações está condicionada à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do ordenador de despesa do Ibama, assegurando a compatibilidade orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Caberá ao próprio Ibama conduzir as etapas seguintes do processo, incluindo a publicação dos editais e atos administrativos necessários para viabilizar as nomeações.
O concurso para o Ibama foi autorizado pelo MGI em agosto de 2024. A autorização é mais uma medida do Governo do Brasil para o fortalecimento da capacidade institucional do Ibama, órgão fundamental na execução da política ambiental brasileira, no monitoramento de recursos naturais e na aplicação de normas de proteção ambiental.
Com a chegada dos novos servidores, a estrutura técnica e administrativa do Instituto é reforçada, ampliando a capacidade de fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental em todo o território nacional.