O impacto religioso e cultural do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é imensurável. Mas, para além deles, a grande procissão em homenagem à padroeira dos paraenses também proporciona um contexto de prosperidade econômica para o Estado do Pará que, esse sim, pode ser mensurado.A cada ano, o Círio impacta diretamente a economia local, seja através da geração de empregos, do fomento à economia criativa ou pela movimentação do turismo.
O Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), Everson Costa, destaca que o Dieese sempre buscou – a partir de pesquisas, levantamento de indicadores, parcerias e estudos conjuntos – compreender o impacto econômico gerado pelo Círio de Nazaré.
E ao longo desses anos, esse levantamento também buscou analisar os gastos realizados em decorrência da festividade e que movimentam o comércio, o setor de serviços, a indústria de alimentação, etc. “A gente tem estudos que mostram, como a pesquisa realizada em conjunto com a Secretaria de Turismo, qual é o perfil, quantos turistas estão por aqui, qual é a injeção estimada de recursos deixados por eles, paras se chegar ao dado principal para entender esse impacto do Círio na economia”, contextualiza.
“A partir do momento que a gente identifica que cerca de 100 mil turistas do Brasil e do mundo inteiro estarão aqui injetando R$$200 milhões na nossa economia, com o tempo de permanência que pode variar entre 5 a 7 dias, a gente sabe que esses R$200 milhões vão, nesse período, fomentar fortemente a nossa economia”.
Essa movimentação leva à geração de empregos, ainda que informais ou temporários, mas que movimentam a gastronomia, a hotelaria, o setor de transporte. “A gente também percebe uma evolução significativa em relação à movimentação em outros setores do Estado, como no campo da alimentação. Certamente, o setor de supermercados se movimenta para colocar à disposição dos consumidores os produtos que têm relação com a data”.
Mais do que isso, Everson lembra que não é incomum que grandes marcas façam edições especiais em referência do Círio de Nazaré nos seus rótulos, em propagandas promocionais. Por si só, este elemento já demonstra a força que o Círio tem para a economia. São impactos que estão presentes, mas que nem sempre podem ser mensurados. “A imagem Círio tem um impacto econômico que a gente ainda não consegue mensurar, infelizmente, com dados que estejam de fácil acesso”, aponta Everson. “Por exemplo, os gastos que envolvem publicidade e propaganda com a temática Círio são gigantes. A gente está falando de empresas de fora do Pará, empresas de fora até do Brasil promovendo seus produtos, promovendo suas vendas e isso cria um círculo de investimentos, um círculo de consumo que hoje a gente não tem condição de mensurar”.
E embora o Círio se concentre na capital, o supervisor técnico do Dieese lembra que o potencial turístico gerado pela festividade pode se expandir para o interior do estado. “O Círio de Nazaré, embora aconteça na capital paraense, abre a expectativa de que fortaleça o turismo de negócios, o turismo religioso, o ecoturismo e, agora, em se tratando de quatro semanas de diferença entre a COP30 e o Círio de Nazaré, certamente a gente está falando de um evento que acontece de maneira diferenciada. O Círio 2025 vem em um contexto econômico de possibilidades e crescimento bem melhor”.
SETORES
De acordo com o Dieese, entre os setores mais impactados pelo Círio estão o segmento de serviços, em primeiro lugar. Envolvendo bares, restaurantes, hotéis, transporte. Já o segundo setor fortemente impactado é o comércio, sobretudo o comércio atacadista. Há uma demanda expressiva, ainda, para a indústria, com destaque para a indústria de alimentos.
“Veja que a nossa gastronomia, hoje, tem uma parcela significativa de visibilidade dentro do Círio de Nazaré. E isso faz com que a gente venda mais, promova mais aquilo que o Pará produz, não só aquilo que é regional, abrindo frente inclusive para outras marcas”, aponta. “E o agronegócio porque tem o pato, a farinha, o tucupi, a maniva. A gente está falando de uma demanda de produtos, que inclusive estão até inflacionados de acordo com as pesquisas do Dieese, todos com reajuste acima da inflação, que são setores que se movimentam e contemplam aí o que que é esse movimento Círio de Nazaré a cada ano”.