VISTORIA DA CORDA

Vistoria da corda do Círio com apoio da Guarda de Nazaré

Foto: Rosana Pinto - Ascom DFN
Foto: Rosana Pinto - Ascom DFN

Neste sábado, a partir das 15h, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Guarda de Nazaré conduzirão uma vistoria na Corda do Círio e da Trasladação. Os preparativos começam às 14h30, quando a corda será retirada da Estação Luciano Brambilla e levada até o colégio Santa Catarina de Sena, em Nazaré, para checar as argolas, nós e estações, além de garantir que os 800 metros da corda estejam em perfeitas condições.

Após a inspeção, os 400 metros destinados à Trasladação retornarão à Estação Luciano Brambilla, onde permanecerão até a romaria do dia 12 de outubro. Os outros 400 metros do Círio ficarão em exposição na Estação das Docas, no armazém 1, até a madrugada do dia 13 de outubro, quando serão utilizados na procissão.

Esta é a quinta vez que a Estação das Docas abriga a Corda Oficial do Círio, um evento que já se tornou uma das atrações mais esperadas do projeto Círio na Estação. A visitação será gratuita e estará disponível durante o horário de funcionamento do espaço. A exposição é realizada em parceria entre a Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e a DFN, com o apoio do Governo do Estado.

Oscar Pimenta Filho, coordenador da Guarda de Nazaré, destacou a importância do evento: “A vistoria é essencial para a realização das grandes procissões da quadra nazarena. Verificamos as atracações, medimos e separamos as cordas que serão utilizadas. O sentimento de Círio se intensifica, pois ajustamos os últimos detalhes para honrar nossa Mãe de Nazaré.”

A Corda

A corda chegou a Belém no dia 4 de setembro, vinda da Castanhal Companhia Têxtil (CTC), que é a produtora e doadora do símbolo. Em abril de 2023, a DFN anunciou que, pela primeira vez, a corda do Círio seria produzida integralmente no Pará, a ser utilizada nas duas principais procissões: o Círio e a Trasladação.

Foto: Rosana Pinto – Ascom DFN

Este ano, um novo protótipo foi desenvolvido com o mesmo material utilizado anteriormente, malva e juta, e aprovado pela DFN. Antônio Sousa, diretor de procissões, explicou: “A nova corda possui argolas mais resistentes. Tomamos cuidados para evitar incidentes do passado, aprimorando a estrutura a cada ano.”

A corda possui 800 metros de comprimento, dividida em seções de 400 metros para cada romaria, e tem 60 milímetros de diâmetro. Ela é adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

Círio 2024

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, DFN, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. Os patrocinadores incluem o Banpará e o Instituto Cultural Vale, além de várias outras empresas e apoiadores que contribuem para a realização do evento.