CÍRIO 2024

Vídeos: 60 mil jovens esbanjam fé e muita energia em romaria em Belém

Descubra como foi a 22ª Romaria da Juventude em Belém. Jovens de toda a Arquidiocese se uniram em oração e devoção.

Com a expectativa de 60 mil pessoas participando da Romaria da Juventude, divulgada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a procissão durou cerca de duas horas. Foto: Rosana Pinto/DFN
Com a expectativa de 60 mil pessoas participando da Romaria da Juventude, divulgada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a procissão durou cerca de duas horas. Foto: Rosana Pinto/DFN

Neste sábado (19), milhares de jovens participaram da 22ª Romaria da Juventude, que teve início às 16h, com saída do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Pedreira, em Belém. Antes, ocorreu a missa às 15h no Santuário, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. 

Com a expectativa de 60 mil pessoas participando da Romaria da Juventude, divulgada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a procissão durou cerca de duas horas, com chegada na Praça Santuário às 18h. Em sintonia com o lema deste ano, “Em oração com a Virgem de Nazaré, a juventude avança com fé”, muitos jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, ansiavam pelo momento de renovação da fé. 

A procissão atraiu milhares de jovens: Crédito: Rosana Pinto/DFN

A estudante de enfermagem Maria Cecília, de 23 anos, participa da romaria há 10 anos e destaca que todo ano é um sentimento novo.

“Eu vou dizer todas as palavras aqui e não vou encontrar uma que explique o que é viver o Círio e participar da Romaria da Juventude. E todos os anos tento trazer pessoas novas, meus amigos para viver esse momento. É um sentimento inexplicável”, reforça. 

Jovens, amigos: quem vai na romaria da juventude?

E neste ano a romaria foi vivida junto a três amigos, Lídia Suzane, de 19 anos, foi uma que acompanhou a procissão pelo segundo ano seguido. Para ela, que nasceu em berço católico, o apoio da família e o amor à Nossa Senhora de Nazaré se renovam ano após ano. “Pago uma promessa por conta da saúde da minha mãe. E todo ano, por mais cansada que eu esteja, estar ali me motiva, os meus amigos me motivam a estar ali pela minha mãe, pela Nossa Senhora de Nazaré”, ressalta. 

Para o jovem José Diniz, 21 anos, este ano é um especial porque dessa vez ele participa da procissão responsável por um grupo de jovens. “E a experiência que tive ano passado, quero também que eles tenham e  possam estar vivendo, que é sentir essa emoção de estar com a juventude, viver nessa alegria e contagiar também outros jovens que ainda não sentem esse amor de Jesus em suas vidas”, afirma.