CULINÁRIA

Veja como fazer um delicioso pato no tucupi

Parte da identidade gastronômica do Pará, o pato no tucupi é um prato tradicional na mesa dos paraenses durante o almoço do Círio. Chef de cozinha dá a receita

Assim como a maniçoba, o pato no tucupi é sucesso absoluto na mesa dos paraenses, sobretudo em datas festivas FOTO: Divulgação
Assim como a maniçoba, o pato no tucupi é sucesso absoluto na mesa dos paraenses, sobretudo em datas festivas FOTO: Divulgação

Ana Laura Costa

Não é só o cheiro de maniçoba que perfuma casas na cidade de Belém durante o Círio de Nazaré, o pato no tucupi – outro prato típico bastante consumido durante a manifestação de fé e devoção à Rainha da Amazônia – também preenche as panelas, serve à mesa das famílias paraenses e dá sabor ao almoço do Círio.

Parte da identidade gastronômica do Pará, o pato no tucupi tem sua origem nos grupos indígenas. No entanto, aos poucos foram sendo adicionadas técnicas do assado à moda portuguesa. Por exemplo, a produção em duas etapas que consiste em primeiro assar, depois cozer no molho de tucupi, a introdução do jambu, de outros temperos e a adição de arroz são influências portuguesas.

Segundo aponta a tese de doutorado intitulada “A cozinha Mestiça: uma história da alimentação em Belém – fins do século XIX a meados do século XX”, realizada pela professora Sidiana Macedo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), os indígenas consumiam o pato apenas cozido no tucupi, com farinha de mandioca e pimenta.

E como a iguaria foi incorporada ao tradicional almoço do Círio? A pesquisa da professora Sidiana Macedo fez um levantamento das comidas servidas nos estabelecimentos da capital paraense durante o período da festa Nazarena.

No tradicional Arraial de Nazaré, em 1927, na Barraca da Santa, o cardápio ofertava aos fregueses o “Pato no Tucupy, Camarão ao molho Bechamel, Caruru à maranhense, Galatine de galinha, Mussuan com pimenta, Peru assado com fiambre e Gateau de banana”.

Assim, tradição e história se cruzam com costumes sendo preservados. E para quem deseja preparar o prato e reunir amigos e familiares, a chef de cozinha Lúcia Torres deu algumas dicas de preparo para não errar no ponto. Mas antes, ela deixou alguns votos: “Quero desejar a todos os paraenses e a todos os romeiros que estão vindo para Belém do Pará, um Círio abençoado, que o Círio seja mais que um Natal dos paraenses, e repleto de bênçãos!”.

Veja a receita

Ingredientes/ Porção para 10 pessoas

3 litros de tucupi

1 maço de chicória

1 maço de alfavaca

1 cabeça de alho

1 cebola

4 maços de jambu

1,5 de arroz

4 quilos de pato (coxa, sobrecoxa e peito)

Pimenta cominho à gosto

Modo de Preparo

Coloque o tucupi para ferver com alho, chicória e alfavaca. Refogue o pato com alho e um pouco de pimenta cominho e cebola (sal a gosto). Refogue bem o pato e ponha no forno para assar. Logo após assar, coloque no tucupi e, por último, acrescente o Jambu. Sirva com arroz branco.