O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) intensificará ação de fiscalização e educação no trânsito durante a Moto Romaria do Círio, programada para este sábado (11). A iniciativa integra o plano de segurança do evento religioso e visa proteger os romeiros e motociclistas no trajeto.
A operação contará com equipes que checarão equipamentos obrigatórios — capacete, viseira, retrovisores, sistema de iluminação e placas — e também farão triagem dos veículos que participarão da procissão.
O Detran alerta para a necessidade de portar CNH válida, documento de licenciamento (CRLV) e assegurar condições adequadas da moto — como freios, pneus, luzes e combustível. Durante a romaria, serão fiscalizadas infrações como escapamento irregular, excesso de passageiros, condução sem capacete ou placa visível.
Segundo o coordenador de operações e fiscalização, Ivan Feitosa, a fiscalização tem “objetivo claro de proteger vidas”, reforçando que veículos com manutenção em dia e documentação regular ajudam a garantir fluxo e segurança.
Controle de Acesso e Orientação
O controle de acesso e orientação aos participantes será feito a partir do pórtico de segurança pública na confluência da Avenida Marechal Hermes com a Avenida Visconde de Souza Franco (Doca).