RECÍRIO

Última romaria da festividade do Círio 2024 ocorre nesta segunda (28)

A programação terá início às 6h30, quando a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré será levada ao Glória.

Romaria do Recírio Fotos: Rosana Pinto - Ascom DFN/arquivo
Romaria do Recírio Fotos: Rosana Pinto - Ascom DFN/arquivo

A última romaria da Festividade Nazarena de 2024 acontecerá nesta segunda-feira, 28 de outubro, com um dia repleto de celebrações. A programação terá início às 6h30, quando a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré será levada ao Glória. Às 7h, a missa campal, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, dará início à despedida oficial dos 15 dias de festividades.

Às 8h, a romaria do Recírio, a 14ª procissão da festividade, sairá da Praça Santuário. Durante o percurso de aproximadamente 800 metros—o menor entre as romarias oficiais—devotos seguirão o andor com a Imagem Peregrina da Virgem, que será adornada pelo artista Djan Slaviero. A romaria percorrerá a travessa Generalíssimo Deodoro, as Avenidas Nazaré e Magalhães Barata, até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas participem do evento, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré.

Um Pouco de História

A tradição do Recírio remonta a 1859, quando a procissão ocorria aos domingos à tarde, marcando o retorno da Imagem à Capela do Palácio do Governo. Conhecido atualmente como “Último Ato da Festividade Nazarena”, o evento é encerrado com uma missa e o disparo de fogos de artifício. Hoje, após a procissão, a imagem é levada à capela do colégio e, em seguida, retorna à Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.

Fotos: Rosana Pinto – Ascom DFN

O Círio 2024

O Círio de Nazaré é promovido pela Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. Este ano, a festa conta com o patrocínio master do Banpará e do Instituto Cultural Vale, além do apoio de diversas empresas e instituições.