Pará - Com faixas e cartazes produzidos com material sustentável, a Campanha do Círio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região acompanhou o Traslado para Ananindeua e Marituba levando conscientização sobre a importância da erradicação do trabalho infantil. A mobilização envolveu a participação de alunos de 90 escolas públicas e comunidades, que participaram da segunda romaria que integra a programação oficial do Círio de Nazaré e que percorreu ruas da Região Metropolitana de Belém na manhã desta sexta-feira (10).
Iniciativa da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do TRT8, a campanha já é realizada há 11 anos, em parceria com a Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa de Nazaré e com apoio de diversas instituições públicas e privadas, além de voluntários da sociedade civil.
Acompanharam a ação, a juíza do trabalho, Vanilza Malcher, e a desembargadora Maria Zuíla Dutra, integrantes da comissão e coordenadoras da campanha. “Este é o 11º ano que nós fazemos a Campanha Círio de Nazaré para mostrar para a sociedade os males provocados pelo trabalho infantil, que retira de crianças e adolescentes o direito de ser e de viver como crianças”, destacou a desembargadora Maria Zuíla Dutra.
“Essa nossa campanha tem o objetivo de mostrar para todos que proteger a infância é uma tarefa nossa, de cada um de nós que compõe a raça humana e que queremos ver um futuro melhor para todos, onde todas as pessoas sejam felizes e possam desenvolver as suas potencialidades, e o trabalho infantil retira essa possibilidade. Que a Virgem Mãe nos abençoe e que nós tenhamos força suficiente, a cada dia, para proteger a infância e encaminhar todas as nossas crianças para um futuro melhor”.
Para a gestora do Programa do Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Vanilza Malcher, por mais um ano a campanha se mostrou exitosa, na medida em que conseguiu mobilizar mais de 90 escolas e comunidades. “Isso demonstra a força da campanha. Ver os alunos nas ruas de Belém e de Ananindeua, com suas faixas produzidas com material sustentável, com seus cartazes. Eu acho que foi uma resposta proposta muito positiva”, destacou.
“Nós estamos todos muito felizes pelo que estamos realizando. É apenas o começo: teremos ainda a Trasladação hoje com o nosso grande pelotão e, se Deus quiser, Maria, Mãe Rainha de toda a criação, irá proteger a nossa campanha, especialmente as nossas crianças e adolescentes da Amazônia e do mundo”.
Vestindo a camisa da campanha, alunos de escolas públicas e comunidades estiveram por todo o percurso da romaria portando faixas com a súplica coletiva “Mãe e Rainha de toda criação, protege de violências e riscos as crianças e os adolescentes da Amazônia e do Mundo”. Em referência à Conferência do Clima da ONU (COP30), os estudantes também produziram faixas e cartazes com material sustentável, sobre o tema da campanha, em um grande movimento em defesa da infância.
Ao passar pela sede do Grupo RBA, na avenida Almirante Barroso, os participantes da ação pararam, por alguns minutos, para acompanhar a homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Acompanhando estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Dom Pedro II, a professora Cida Oliveira destacou que a campanha do Círio é um momento de culminância de um trabalho que é desenvolvido ao longo de todo o ano. “Nós participamos todos os anos, junto com o Tribunal Regional do Trabalho, que realiza esse projeto incrível, que tem uma proposta de trabalho com os alunos e esse momento é de culminância de todo esse processo rico e grandioso”, pontuou. “Estamos aqui todos os anos para prestar essa homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A tônica, o tema central é exatamente a erradicação do trabalho infantil não só na nossa cidade, mas no país inteiro, porque a gente precisa ter a consciência de que precisamos estar atentos a essa temática em favor das nossas crianças adolescentes”.