Um espetáculo de fé, arte e tecnologia vai encerrar oficialmente o Círio de Nazaré 2025 neste domingo, 26 de outubro. A partir das 21h, a fachada da Basílica Santuário de Nazaré se transforma em tela viva para a 6ª edição do projeto “Cores, Sons e Sensações”, uma experiência imersiva de videomapping que combina religiosidade e inovação em um show de imagens, luz e música.
Com patrocínio da Equatorial Pará por meio da Lei Semear, e apoio da Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado, o projeto é uma realização da Amplicriativa e do artista visual VJ Lobo, com suporte da Diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese de Belém e Basílica Santuário. A transmissão oficial será feita pela TV Nazaré.
Antes da projeção, o público acompanha uma apresentação musical. Em seguida, as luzes, sons e imagens tomam conta da Basílica em uma narrativa que mistura fé e emoção. O ponto alto do espetáculo será o anúncio do tema oficial do Círio 2026, momento tradicional que emociona o público e marca o encerramento da festividade.
O Significado do Videomapping no Círio de Nazaré
“A cada edição, o videomapping do Círio se consolida como um símbolo da nossa devoção. É uma tradução artística da fé do povo paraense, capaz de unir gerações diante da Basílica”, explica VJ Lobo. Para ele, o projeto é mais do que arte digital — é um gesto de comunhão: “O Cores, Sons e Sensações é um espaço de acolhimento. Cada luz e cada som refletem a força e o amor que unem a comunidade de Nazaré”.
A Equatorial Pará, patrocinadora máster, reforça o compromisso com a cultura e a espiritualidade do estado. “Após um período intenso de celebrações, é emocionante encerrar o Círio com uma ação que une arte e fé. O projeto traduz a energia e a beleza do povo paraense”, afirma Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da empresa.
Detalhes Técnicos e Artísticos do Espetáculo
A apresentação usa oito projetores a laser de 20 mil lúmens distribuídos em quatro torres na Praça Santuário. A trilha sonora original foi criada especialmente para o espetáculo, que combina projeções visuais com sons amazônicos, efeitos tridimensionais e composições que evocam o sentimento coletivo da procissão.
Editado por Clayton Matos