CÍRIO DE NAZARÉ

Santuário deve se igualar em importância a outros do mundo

Anunciada em agosto deste ano pelo Governo do Estado, a construção do Novo Santuário de Nazaré promete inaugurar um novo tempo para o turismo religioso e cultural no Pará.

Santuário deve se igualar em importância a outros do mundo

Anunciada em agosto deste ano pelo Governo do Estado, a construção do Novo Santuário de Nazaré promete inaugurar um novo tempo para o turismo religioso e cultural no Pará. Orçado em R$ 48 milhões, investimento este que já foi formalizado pelo Poder Executivo junto à Arquidiocese de Belém, o projeto busca amplificar o acesso dos fiéis, garantindo mais segurança e conforto, ao mesmo tempo, estimulando a movimentação, inclusive econômica, todos os 365 dias do ano, e não somente durante as festividades da quadra nazarena.

Conforme a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), as obras devem começar entre o fim deste ano e o início de 2025, e durar cerca de dois anos e meio. De acordo com o projeto, o complexo será construído em parte do terreno do estacionamento da Basílica de Nazaré, de frente para a Rua Dom Alberto Ramos e para a Praça Santuário, integrando-se à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Praça Santuário, com o Centro Social, Casa de Plácido, Museu Memória, Estação dos Carros e com o parque.

“Quando se estabeleceu a estrutura do Centro Arquitetônico de Nazaré, obviamente as dimensões do Círio e da visitação tinham uma proporção, mas agora, com a grandeza e o crescimento, isso se torna fundamental. Desta forma, vamos fortalecer a agenda do Círio de Nazaré para a estratégia de acolhimento dos devotos e dos peregrinos, além de fomentar o turismo católico para o nosso estado, gerando emprego e renda, para que grandes eventos ocorram; principalmente no período do Círio, com esse espaço adequado à grandeza da festa de Nossa Senhora de Nazaré”, destacou Helder durante a solenidade que confirmou a parceria entre governo e Arquidioce, no último dia 8 de outubro.

A expectativa é que o novo Santuário se torne um importante ponto de encontro para os fiéis e um atrativo turístico não apenas para o Brasil, mas em um cenário global. No total serão dez mil metros quadrados de área construída. O espaço incluirá um estacionamento para carros e motos no subsolo.

No térreo haverá ainda uma área principal com capacidade para 2.670 pessoas, além de presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas para padres, lanchonete e recepção. O mezanino contará com uma nave para 1.700 lugares.

Nos andares superiores, o projeto prevê a construção de dois novos museus no primeiro pavimento. O segundo pavimento abrigará um centro administrativo. No terceiro, haverá um salão de exposições, um estúdio de TV e uma área destinada à imprensa.

A estrutura ainda contará com uma torre de três níveis, um mirante com cafeteria e um terraço com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Essa nova construção representa um marco para a cidade de Belém e para os devotos da santa.

CONSTRUÇÕES

A devoção mariana já motivou outras construções suntuosas pelo mundo que atraem milhares de fieis diariamente. No Brasil, os fieis buscam locais como o Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, considerado o maior do país. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de mesmo nome, em Portugal, por exemplo, é o maior complexo mariano daquele país e um dos centros católicos mais visitados do mundo.

Aos pés dos montes Pirineus, no sul da França, a cidade de Lourdes tem o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, o maior centro de peregrinação mariana da Europa. Ao redor do complexo existem diversas torneiras que dispensam a água do santuário e podem ser recolhidas gratuitamente pelos peregrinos.

Considerado o primeiro santuário mariano da Cristandade, o Santuário de Nossa Senhora do Pilar é o maior templo barroco da Espanha. Já o pequeno município de Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina, tem somente 4,5 mil habitantes, mas recebe milhões de peregrinos que chegam ao local graças às aparições de Nossa Senhora. O Santuário de Medjugorje é considerado um dos maiores centros de peregrinação mariana no mundo, comparável a Lourdes e a Fátima.