
Belém e Pará - A 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém irá distribuir pulseirinhas de identificação às famílias durante o Círio de Nazaré, garantindo mais tranquilidade a pais, mães e responsáveis que participam das procissões levando crianças e adolescentes às festividades.
Neste ano, a distribuição será ampliada, reforçando o compromisso da Vara da Infância e Juventude e da Cruz Vermelha com a segurança e o bem-estar das famílias romeiras. Entre a fé e a multidão, as pequenas pulseiras tornam-se grandes aliadas na missão de garantir que toda criança chegue em segurança à sua casa.
Confeccionadas em parceria com a Sicoob Coimppa, as pulseiras trazem campos para o nome da criança, do(a) responsável e um número de telefone para contato — informações essenciais para agilizar a localização em caso de perda durante o trajeto das procissões. A juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Rubilene Silva Rosário, explica que a iniciativa é uma medida de proteção essencial durante o período das festividades.
“Quando conseguimos identificar rapidamente a família, evitamos o acolhimento institucional e devolvemos a criança de forma mais célere e segura aos responsáveis”, destacou.
Onde retirar as pulseirinhas?
As famílias poderão retirar as pulseirinhas nos postos do Comissariado da Infância instalados em pontos estratégicos da capital: Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Rodoviário e Terminal Hidroviário. Também haverá distribuição durante as procissões, como a Trasladação, o Círio das Crianças, o Círio da Juventude e demais eventos oficiais da festa.
Para receber a pulseirinha, é necessário apresentar um documento que comprove o vínculo familiar ou a responsabilidade legal pela criança, como carteira de identidade, certidão de nascimento, termo de guarda ou curatela.