Romeiros de Castanhal chegam à Basília para o Círio 2025
Foto: Cíntia Magno

Após mais de 24 horas de caminhada e muita fé, os romeiros de Castanhal chegaram na manhã desta quinta-feira (9) à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. O grupo percorreu cerca de 70 quilômetros até o destino final, em um dos momentos mais emocionantes da preparação para o Círio 2025.


A concentração ocorreu ainda na madrugada de quarta-feira (8), na Praça da Matriz, no Centro de Castanhal. Por volta das 7h, foi realizada a tradicional missa da troca de manto na Igreja Matriz de São José, marcada por homenagens ao professor Nazareno Abraçado Henriques, um dos organizadores da caminhada, que faleceu no dia 7 de agosto deste ano.

Familiares e amigos de Nazareno mantiveram viva a tradição, organizando mais uma edição da romaria. Após a missa, os fiéis seguiram pela Avenida Barão do Rio Branco até o distrito de Apeú, onde fizeram uma breve parada. Lá, amarraram fitas no pedestal da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, rezaram, agradeceram e pediram bênçãos.

A imagem da Virgem, que havia sido alvo de vandalismo e intolerância religiosa, foi restaurada e recolocada no Apeú na última terça-feira (7). No local, também ocorre, no terceiro domingo de outubro, a tradicional romaria Castanhal/Apeú.

Depois da parada, os promesseiros seguiram pela rodovia BR-316 em direção à capital paraense. A caminhada, marcada por cânticos, orações e promessas pagas, reuniu centenas de devotos de diferentes idades.

“Estou participando pela primeira vez, depois que, na romaria de Castanhal/Apeú, do ano passado, eu fiz um pedido para ter a minha casa própria. Com as bênçãos da Virgem Maria, eu consegui o meu tão sonhado lar e hoje estou agradecendo pela graça alcançada”, contou Leila Regina, moradora de Castanhal.

A chegada dos romeiros à Basílica foi marcada por emoção, aplausos e lágrimas. Muitos se ajoelharam diante da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, encerrando a longa jornada de fé que abre caminho para o Círio 2025.

VEJA!

*Vídeos de Cíntia Magno