Neste domingo (19), é a vez dos pequenos devotos receberem as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré durante a 33ª Romaria das Crianças, a décima procissão oficial do Círio de Nazaré 2025. O evento, um dos mais emocionantes e ternos da programação, celebra a fé das famílias e das novas gerações diante da Rainha da Amazônia.
Todos os anos, a romaria reúne centenas de crianças, acompanhadas por pais, avós e educadores, em uma caminhada marcada pela leveza, cor e espiritualidade.
“É uma romaria muito colorida e tranquila, em que todos caminham juntos, sem tumultos, permitindo que cada participante se aproxime de Nossa Senhora. O percurso é rápido, arborizado e tem duração prevista de cerca de duas horas”, explica Mário Tuma Jr., diretor de procissões da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
A programação começa com missa às 7h, na Praça Santuário, presidida por Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Belém. Logo após, às 8h, inicia-se a caminhada pelas avenidas Nazaré e José Malcher, e pelas travessas 14 de Março e Dr. Moraes, retornando à Praça Santuário — totalizando 2,9 km de percurso.
A Imagem Peregrina seguirá no tradicional Carro da Romaria das Crianças, com decoração assinada por Vando Nascimento, acompanhada por quatro Carros dos Anjos — símbolos da Grande Procissão do Círio — e três barcas conduzindo crianças da Guarda Mirim de Nazaré. Também participam projetos sociais, escolas e paróquias da capital e da região metropolitana.
Segundo estimativa do DIEESE, cerca de 350 mil pessoas devem participar da romaria entre crianças e adultos, especialmente idosos que acompanham os netos. A primeira edição da Romaria das Crianças ocorreu em 21 de outubro de 1990, com 1.500 participantes, e desde então se tornou um dos momentos mais carinhosos e simbólicos da fé paraense.
Editado por Clayton Matos