O Papa Leão XIV enviou uma mensagem de bênção e encorajamento aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, por ocasião do Círio de 2025, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, celebrada em Belém do Pará. O telegrama foi encaminhado nesta sexta-feira, 10 de outubro, pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine.
Na mensagem, o Santo Padre saúda com afeto os fiéis que, como todos os anos, se reúnem no segundo domingo de outubro para homenagear a padroeira dos paraenses, colocando-se “sob o maternal amparo da Senhora da Berlinda”. O Papa destacou a importância da preparação espiritual do Círio, que mobiliza milhares de famílias na meditação da Palavra de Deus e na oração do Santo Rosário.
Compromisso e Devoção
O texto ressalta ainda o compromisso dos devotos com o cuidado da Casa Comum, expressão usada por Francisco e reafirmada por Leão XIV como um chamado à preservação do meio ambiente e à busca pela paz mundial.
“O Santo Padre de bom grado une-se a todos que elevam à Virgem Mãe Amorosa a mais sincera e profunda expressão de filial devoção, comprometidos com o cuidado da nossa Casa Comum e suplicando o dom da paz para todo o mundo”, diz a mensagem.
Leão XIV também se associa “às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro em homenagem à Rainha da Amazônia”, concedendo a todos os fiéis a Bênção Apostólica e pedindo que Nossa Senhora de Nazaré, chamada de “Mãe e Rainha de toda a Criação”, derrame graças e favores sobre os que a honram com fé e devoção.
Transmissão e Celebração
O documento foi transmitido ao arcebispo por meio do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que expressou suas felicitações e união em oração com o povo de Deus de Belém.
O Círio de Nazaré 2025 ocorre neste domingo (12) e deve reunir milhões de fiéis nas ruas da capital paraense, em um momento de fé, tradição e amor à Rainha da Amazônia.