A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza, neste sábado (27), mais uma edição da Manhã dos Eleitos, na Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Nazaré, localizada no distrito de Mosqueiro, em Belém. A iniciativa, que ocorre anualmente, tem como objetivo homenagear e apoiar um segmento da sociedade em situação de vulnerabilidade.
Neste ano, os beneficiados são pessoas em tratamento terapêutico e processo de reinserção social, acolhidas pela comunidade terapêutica da Fazenda da Esperança. A expectativa é receber cerca de 200 participantes, entre internos e seus familiares.
A programação teve início às 8h, com um momento de acolhida. Segundo Tatiane Freitas, responsável pela organização, “este é um momento especial de cuidado e espiritualidade, voltado para pessoas em processo de recuperação e suas famílias”.
Ao longo da manhã, os participantes poderão desfrutar de diversas atividades de bem-estar e integração, como:
- Massagem nos pés e massagem corporal
- Limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas
- Oficinas artesanais (pintura de barcos de miriti e personalização de cartazes do Círio)
- Lanches e momentos de confraternização
- Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
- Participação do Arcebispo Emérito Dom Alberto Taveira Corrêa
A ação conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles:
TCE/PA, Projeto Acolher, ML Serviços de Comunicação, Tati com Arte, Sabão Regente, Icebode, In Confeitaria, Duo Cake, Mary Kay, Unama, Setransbel, Djane Tabita – Balões, Deluxe Festa, Rosângela Bolos Artísticos, Maria Gigi Decor, Doce Paixão Belém, Graça de Bolo e Nossa Água.
Sobre a Fazenda da Esperança
Presente em 26 países e com mais de 185 unidades, a Fazenda da Esperança é reconhecida pela Igreja Católica como uma importante comunidade de apoio à recuperação de pessoas com dependência química, emocional e social.
Sua atuação se baseia em três pilares fundamentais:
- Trabalho – promove disciplina e autoestima por meio de atividades produtivas
- Convivência – estimula solidariedade e pertencimento pela vida em comunidade
- Espiritualidade – fortalece a fé e a vivência do Evangelho como fonte de renovação
A unidade localizada em Mosqueiro acolhe cerca de 100 pessoas, oferecendo projetos como padaria, marcenaria, horticultura, apicultura e criação de peixes, que promovem o autossustento e a capacitação profissional dos acolhidos.
Histórico da Manhã dos Eleitos
A iniciativa nasceu em 1987, inicialmente como a Noite dos Eleitos, realizada no dia seguinte ao Círio. Na época, o então coordenador do Círio, Gleidson Dias de Figueiredo, percebeu que havia sobra de alimentos após a procissão e decidiu destiná-los a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em 2003, visando ampliar o alcance da ação e facilitar a logística, a programação foi reformulada e passou a acontecer durante o dia, com o nome atual: Manhã dos Eleitos.