BATISMO AÉREO

Jatos de água e bênção: veja como foi a recepção da imagem do Círio em Belém

A ação marca o início da programação do Círio 2025 e reuniu passageiros, trabalhadores e fiéis em um momento de devoção mariana.

Círio 2025 começa com bênção nos céus: imagem chega ao aeroporto e emociona fiéis
Círio 2025 começa com bênção nos céus: imagem chega ao aeroporto e emociona fiéis. Foto: Celso Rodrigues

O Aeroporto Internacional de Belém se transformou, nesta terça-feira (7), em um verdadeiro espaço de fé e acolhimento com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A ação, que marca o início oficial da programação do Círio 2025, reuniu passageiros, trabalhadores e fiéis em um momento profundo de devoção mariana.

A programação teve início às 10h, com o tradicional batismo das aeronaves — jatos de água benzida lançados por caminhões da seção de Contraincêndio do terminal. A água foi abençoada pelo padre Leonardo Monteiro, que realizou pela primeira vez um sobrevoo de helicóptero sobre o aeroporto, estendendo a bênção aos passageiros e à cidade.

“Queremos acolher bem, porque a acolhida é um gesto cristão”, disse o padre. “Receber os romeiros e peregrinos que chegam à terra de Nazaré é também abençoar sua chegada e já pedir proteção para a viagem de volta aos seus lares.”

Sobrevoar Belém em missão sacerdotal foi um marco pessoal para o religioso:

“Foi impactante. Nos sentimos instrumentos de Deus. Ele nos conduz a todos os lugares, e essa é a nossa missão sacerdotal. Sem dúvida, um momento forte e emocionante.”

Às 12h, uma missa campal foi celebrada em frente ao desembarque, reunindo centenas de pessoas em oração e gratidão.

Emoção à primeira vista

Para muitos dos que desembarcaram em Belém nesta terça, o momento foi inesquecível. O engenheiro paraense Marcos Bezerra, 33 anos, que vive atualmente em São Paulo, veio passar o Círio com a família.

“A gente se sente em casa. Para quem viveu a vida toda o Círio em outubro, é nosso primeiro ano fora daqui e a gente se sente em casa agora. Já vê um clima diferente, a cidade de outra forma. Isso é Belém.”

A emoção também tocou a servidora federal aposentada Liliane Maria Amaral, 59 anos, que vive em Brasília, mas tem a família em Belém:

“Foi emocionante, algo surpreendente, ver que o próprio Espírito Santo nos batiza, quer se fazer presente na nossa vida e quer nos acolher com tanto amor. Foi a primeira vez que fui recebida dessa forma, e estou emocionada.”

Porta de entrada da fé

O Círio de Nazaré chega à sua 233ª edição como a maior manifestação de fé católica do Brasil, atraindo milhares de devotos de todas as partes do país e do mundo. O aeroporto é a principal porta de entrada para esses romeiros e, neste ano, a previsão é de que o fluxo de passageiros cresça 10% em relação a 2024.

Cerca de 70 mil pessoas devem passar pelo terminal entre os dias 9 e 13 de outubro, em 461 voos comerciais. Entre partidas e chegadas, o Aeroporto Internacional Júlio Cézar Ribeiro – Val-de-Cans se consolida não apenas como ponto de mobilidade, mas também como espaço de espiritualidade e acolhimento, refletindo a fé que transforma Belém em destino de peregrinação a cada outubro.

Céus abençoados: imagem do Círio aterrissa em Belém com missa e emoção. Crédito: Celso Rodrigues