PREPARAÇÃO

Guias voluntários farão treino para receber turistas no Círio

Voluntários se preparam para atuar no auxílio dos turistas na festividade do Círio.

 Preparação dos voluntários que atuam na condução de grupos turísticos durante a festividade do Círio. Anes Janes, 39 anos, supervisora do setor de turismo. 03/09/2024. Foto: Octavio Cardoso/Diário do Pará
Preparação dos voluntários que atuam na condução de grupos turísticos durante a festividade do Círio. Anes Janes, 39 anos, supervisora do setor de turismo. 03/09/2024. Foto: Octavio Cardoso/Diário do Pará

O Setor de Atendimento ao Turista (Seatur) do Santuário da Rainha da Amazônia, vai realizar hoje e amanhã, o treinamento dos guias voluntários a fim de prepará-los para a recepção e condução de grupos de turistas que chegam à capital paraense, em outubro, e visitam a casa da Rainha da Amazônia, a Basílica e o museu Memória de Nazaré.

No período da festividade, as visitas costumam durar cerca de 30 minutos e dois voluntários acompanham um grupo de mais de 50 pessoas. Cerca de 50 voluntários se inscreveram e devem passar pelo treinamento que inclui palestra e monitoria nos dois dias. A história da devoção à Nossa Senhora de Nazaré na Amazônia e práticas de acolhimento e atendimento serão abordadas durante o treinamento.

De acordo com a supervisora do Seatur, Janes Jaques, alguns voluntários já participam há um certo tempo, no entanto, ela destaca que o treinamento é importante para reciclar informações, além de que a programação do Círio de Nazaré é muito vasta e os participantes precisam ter propriedade para repassar aos visitantes.

“Vamos ter uma palestra sobre a diferença do acolhimento e o atendimento. Para que as pessoas tenham consciência de que a forma que você acolhe é muito importante dentro de um serviço de atendimento turístico”, explica.

Além de treinamento em espanhol para os participantes que têm fluência no idioma, voluntários e funcionários também estão realizando o curso de libras pela primeira vez. “Desde o ano passado, e também em outros momentos, recebemos pessoas surdas e não sabíamos nos comunicar, então a administração priorizou o atendimento turístico em inglês, espanhol e agora libras”, disse.