Desde o início da tarde deste sábado (11), diversos promesseiros já sobem a avenida Nazaré, em Belém, pagando promessas de joelhos, em um gesto de fé e gratidão à Virgem de Nazaré. O percurso antecipado à Trasladação emociona quem acompanha, revelando a intensidade da devoção que marca o Círio de Nazaré.
A Trasladação está programada para começar às 17h30, logo após a missa de preparação às 16h30, no Colégio Gentil Bittencourt. Assim como os milhares de fiéis que acompanham a corda durante a procissão, os devotos que seguem de joelhos expressam o sacrifício e a entrega que simbolizam a relação profunda do povo paraense com sua padroeira.
A procissão, a segunda maior do Círio em número de participantes, terá início às 17h30, com expectativa de reunir cerca de 1,9 milhão de fiéis. Antes da saída, às 16h30, será celebrada uma missa presidida por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém, em um altar montado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt.
Com 3,7 km de percurso, a Trasladação segue no sentido inverso do Círio principal, com chegada prevista para 23h30, na Catedral de Belém. Diferentemente da procissão de domingo, o único carro que participa é a Berlinda, que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, decorada este ano pelo artista Vando Nascimento.
O trajeto inclui as avenidas Nazaré, Presidente Vargas, Portugal e Boulevard Castilho França, além da rua Padre Champagnat, até o destino final na Catedral.