A 23ª Romaria da Juventude, nona procissão oficial do Círio de Nazaré 2025, encerrou-se na noite deste sábado após cerca de quatro horas de caminhada
A 23ª Romaria da Juventude, nona procissão oficial do Círio de Nazaré 2025, encerrou-se na noite deste sábado após cerca de quatro horas de caminhada

A 23ª Romaria da Juventude, nona procissão oficial do Círio de Nazaré 2025, encerrou-se na noite deste sábado após cerca de quatro horas de caminhada, reunindo aproximadamente 60 mil jovens pelas ruas de Belém.

A concentração iniciou às 16h, na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Cremação, e seguiu até a Praça Santuário, em Nazaré, onde os fiéis chegaram por volta das 20h. Durante o percurso, os grupos de jovens vindos de diversas paróquias da Grande Belém transformaram a romaria em uma verdadeira celebração de fé e alegria. Um trio elétrico animou o trajeto com músicas marianas e canções tradicionais da quadra nazarena, embalando a multidão em clima de devoção e entusiasmo.

Organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, a romaria deste ano tem como lema:

“Com Maria, Nossa Mãe e Rainha, caminhamos com Cristo, nossa Esperança.”

O percurso de 5,4 km incluiu as avenidas Alcindo Cacela e Nazaré, além da travessa Padre Eutíquio e da rua Gama Abreu, até o encerramento na Praça Santuário.

Criada em 2001, originalmente com saída da Comunidade São Brás, a Romaria da Juventude é considerada um dos momentos mais vibrantes e emocionantes da programação do Círio. É também uma das duas procissões oficiais que têm trajeto diferente a cada edição, destacando o protagonismo dos jovens na Igreja e fortalecendo o compromisso com a evangelização e formação da juventude na vivência da fé mariana.

Editado por Clayton Matos